Anuncie aqui super banner
Codau prepara 11ª edição da Semana da Água 
Cidade

Codau prepara 11ª edição da Semana da Água

Codau prepara 11ª edição da Semana da Água 

Esta semana o Codau realizará a 11ª edição da Semana da água. O evento, que comemora o Dia Mundial da Água, reúne mais de 3 mil crianças no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), localizado na Univerdecidade. Este ano a comemoração será entre os dias 21 e 23 de março.

“A novidade desta edição ficará por conta do lançamento do novo DVD da Turma da Clarinha e do Codalino, que será exibido pela primeira vez durante o evento, juntamente com a entrega da nova cartilha da Turma. A programação conta ainda com o teatro ‘No Caminho das Águas, feito especialmente para o evento”, como explica Ivone Borges, coordenadora dos Programas Ambientais do Codau.

Nos jardins do Ceta, onde está a Alameda das Barrigudas e a pracinha de brinquedos, serão montados os estandes dos parceiros do evento. Estão confirmadas a Polícia Ambiental, as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, e a Funel, além da Uniube, Cesube, Fazu, Facthus, IFTM, UFTM, Cebrac, Usinas CMAA Vale do Tijuco, Hidrelétrica de Igarapava e a empresa Pantanal. O evento também conta com o apoio da TV Integração.

Durante os três dias de evento o Codau fará apresentações para as crianças sobre as estações de tratamento de água e esgoto, como ler e entender a fatura de água, como economizar água e as curiosidades da fauna e flora da Alameda das Barrigudas, onde está instalado o Ceta. A Polícia Ambiental fará exposição de animais que sofreram acidentes, na região, e estão sendo acompanhados em sua recuperação, além de amostra de animais taxidermizados e explicações sobre a importância da fauna, flora e dos recursos hídricos.

A Secretaria Municipal de Educação levará para o evento os Agentes Ambientais Mirins da Semed, que apresentarão práticas sobre a quantidade de água disponível no planeta, o micro plástico e processo de eutrofização. O parceiro Cebrac fará oficinas de eco-brinquedos na sala verde, com produção a partir de reciclados.

A Uniube/Fazu terá um estande especial com os animais silvestres resgatados, por exemplo, de atropelamentos nas estradas e que foram encaminhados para o Hospital Veterinário. O professor Cláudio Yudi comandará o espaço interativo com exemplares dos animais reabilitados, em uma ação para sensibilizar as crianças no que tange ao respeito à vida e à natureza.

O famoso mosquito da dengue fará parte do estande da Zoonoses, da Secretaria de Saúde. A mobilização dentro de casa para o combate aos focos do mosquito será tema principal deste estande, sempre presente em todas as edições do evento do Codau. E a Vigilância Ambiental em Saúde vai demonstrar como são realizadas as análises de água e o trabalho do setor para fiscalizar a qualidade da água na cidade.

A equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde vai trabalhar com o projeto escovódromo. Ali as crianças aprenderão a correta escovação dos dentes e também como é possível economizar água nesta tarefa diária e corriqueira. A Facthus trará para a Semana da Água uma maquete da casa ecológica, abrangendo energia solar e teto-verde para demonstrar a importância do reúso de água e o uso racional.

Alunos do IFTM, UFTM, Cesube, Uniube e Facthus vão trabalhar como monitores para receber as milhares de crianças inscritas para os três dias do evento. A Secretaria de Trânsito e Codau comandarão a segurança para o embarque e desembarque dos participantes, que chegarão de ônibus na Univerdecidade.

As escolas do Sistema Municipal de Ensino, entre municipais, estaduais e particulares, interessadas em participar, já realizaram suas inscrições e o agendamento. Está confirmada a participação de 35 escolas, de Uberaba e da região. Todos os alunos presentes receberão lanche no local e um brinde do evento. Além de toda a estrutura oferecida, o Codau assegura o transporte das turmas de alunos até Centro de Tecnologia. Além dos alunos inscritos, o evento é aberto a toda a população.

Fonte: Ascom Codau

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Locais para assistir à Copa estão no Shopping Uberaba

Locais para assistir à Copa estão no Shopping Uberaba

Portal Uberaba 23/11/2022
Feijoada e música ao vivo comemoram 85 anos do RC

Feijoada e música ao vivo comemoram 85 anos do RC

Portal Uberaba 21/11/2022
Prefeituras se organizam para se tornarem cidades inteligentes

Prefeituras se organizam para se tornarem cidades inteligentes

Portal Uberaba 21/11/2022
Rotary faz aniversário e promove festa beneficente

Rotary faz aniversário e promove festa beneficente

Portal Uberaba 20/11/2022
Natal da Alice transforma Shopping Uberaba no País das Maravilhas

Natal da Alice transforma Shopping Uberaba no País das Maravilhas

Portal Uberaba 16/11/2022
Comoveec discute realização da LIU

Comoveec discute realização da LIU

Portal Uberaba 25/10/2022