2º Festival de Inverno de Peirópolis começa neste sábado
Cultura

2º Festival de Inverno de Peirópolis começa neste sábado

2º Festival de Inverno de Peirópolis começa neste sábado

Gastronomia, música, oficinas, atividades ao ar livre e recreação. O evento reúne mais de 10 atrações. Segurança e organização para público de mais de 4 mil pessoas.

O público esperado para o II Festival de Inverno de Peirópolis, que acontece neste final de semana, dias 29 e 30 de junho, deverá ser superior ao do ano passado, quando o evento reuniu mais de 4 mil pessoas. A garantia de bons shows, estrutura de som em dois palcos, segurança para toda família e organização são a certeza de reprise este ano, com muito mais expectadores.

Esta é a avaliação do presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, que garantiu uma nova estrutura de espaço gourmet para oferecer maior comodidade para quem for ao Festival. “O evento é para toda a família e nossas equipes e parceiros como a Fundação Cultual e UFTM estão preparando oficinas criativas e de educação ambiental para recepcionar o público’.

OFICINAS E LAZER – Estão programadas seis oficinas. A de “Arte Terapia” que terá duas atividades: pintura com pigmentos ecológicos e origami, a arte japonesa de dobrar o papel. Uma outra a de “ Bombozinhos” com as doceiras de Peirópolis que irão mostrar como fazer bombons; a de “Modelagem em Gesso” com a equipe da UFTM para ensinar as crianças a fazer esculturas de dinossauros, além das atividades com circo do povo, práticas de Slackline e penteados afro e pintura facial.

Para as crianças estão programados também este ano brinquedos como o pula-pula, escorrega infláveis e castelos de bolinhas, esses montados especialmente para crianças até 5 anos.

SHOWS – no sábado (29) a sequência das apresentações, que começam às 14h e se encerram por volta da meia noite, é a seguinte: Marcelo Taynara; Rogério e seus Playbacks; Wagner Tiso e Tunai; banda Big Moffo, banda Pássaro Vivo; Lô Borges e finalizando a noite, a Banda B4.

No domingo (30) o festival reinicia às 12h, com término previsto para às 18h. Os artistas também vão se revezar nos dois palcos para agilizar a troca rápida das apresentações. O primeiro show é do Palpite Feliz que traz o músico e cantor Carlos Giovanny como convidado; depois a banda Mané Galinha e por último a banda Jacks.

TRANSPORTE PÚBLICO – A Secretaria de Defesa Social, através da Superintendência de Transporte Coletivo organizou um esquema especial de ônibus, com horários extras para a linha 58 (que vai até Ponte Alta). O ponto de partida é do Terminal Leste (Conj. Manoel Mendes) e segue até Peirópolis, para atender o público do Festival.

No sábado (29) tem saída para o bairro rural às 5h30; 7h35;11h30; 12h45; 16h30; 18h e 10h05. O retorno de Peirópolis para Uberaba é às 6h20; 7h20;9h40;14h40;17h55;20h50 e 22h50.

No domingo (30) a ida para Peirópolis tem os seguintes horários – 7h35;10h45;12h;13h15;16h30 e 19h05. O retorno para Uberaba estarão disponíveis os horários das 6h20;9h40;12h10;14h40;17h55;19h e 20h50.

BIKES E LUNETAS – Luiz Neto lembra ainda haverá outros dois eventos que se integrarão ao Festival. O Professor do curso de Licenciatura em Física da UFTM, Marcos Dionízio Moreira, e estudantes da Universidade programam para a noite de sábado, logo após os shows, atividades de observação do céu que ocorrerá no gramado em frente ao Museu dos Dinossauros. A atividade será realizada por observação do céu, planetas e outros objetos celestes, a olho nu e com telescópio. O público receberá explicações científicas da equipe da UFTM e poderá esclarecer dúvidas sobre Astronomia e áreas afins.

Já no domingo às 8h tem ainda um passeio ciclístico – ‘3ª Cachoeira’. A concentração está marcada para às 7h30 em frente à Casa do Turista, de onde também será a largada dos atletas. O retorno está previsto para às 11h30. O circuito será feito pelas estradas que levam às cachoeiras de Peirópolis.

Luiz Guaritá Neto lembra que todos os eventos que integram o II Festival de Inverno são ofertados gratuitamente para a população. É uma realização do Codau Cultural, com apoio da Fundação Cultural, Prefeitura de Uberaba e UFTM. Programação completa está em www.codau.com.br

OS ARTISTAS

LÔ Borges
Lô Borges sobe ao palco do II Festival de Inverno de Peirópolis neste sábado (29) à noite com o show ‘Nada será como Antes’, um tributo ao encontro que lançou as sementes do Clube da Esquina, junto com Milton Nascimento. Cantor, compositor e instrumentista, este artista mineiro tem vasta produção musical, parcerias incontáveis com outros ícones brasileiros e sem dúvida é uma lenda viva da música popular brasileira. ‘Tristesse’, canção vencedora do Grammy Latino, estará no repertório do show, assim como as composições do “Clube da Esquina” um dos álbuns citados no livro ‘1001 Albuns You Must Hear Before You Die’ (1001 álbuns que você deve ouvir antes de morrer).

Wagner Tiso e Tunai
O maestro, arranjador, compositor e pianista Wagner Tiso e o cantor, compositor e violonista Tunai sobem juntos no palco do II Festival de Inverno de Peirópolis para apresentarem o show ‘Saudade da Elis’ (‘As Aparências Enganam’), uma das maiores cantoras da MPB de todos os tempos. O show será no entardecer deste sábado (29) nos gramados de Peirópolis, recheado das belas canções eternizadas pela Pimentinha, nas vozes de Wagner Tiso e Tunai — Maria, Maria; As Aparências Enganam; O Bêbado e a Equilibrista; O Trem Azul, entre outras que fazem parte do patrimônio imaterial e coletivo, a identidade brasileira.

Marcelo Taynara
Marcelo Taynara esse cantor, compositor, arranjador e instrumentista mineiro é um autodidata. E nada melhor do que estar no palco para embalar o público com as canções do Clube da Esquina, uma grande influência no seu trabalho. Ele estará nos gramados de Peirópolis com suas músicas contemporâneas e folclóricas. Um artista que traz no timbre de sua vez imitações, com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras, bichos silvestres e outros sons da natureza e de percussão, o que tornaram uma marca peculiar de Taynara.

Pássaro Vivo
Os encontros musicais da Banda Pássaro Vivo resultou na Música Psicodélica Popular Brasileira, uma junção da música regional popular e psicodelismo brasileiro, que incorporada a ritmos do cerrado mineiro, fogo da música nordestina, ao gingado da música nortenha brasileira e a irreverência do rock psicodélico dos anos 60 e 70. A banda conquistou prêmios e circulou no Festival Forró da Lua Cheia em Altinópolis e já finaliza o disco de estreia – “Sobre Asas e Raízes”.

Big Moffo
Quatro amigos e um repertório para lá de pontilhado de rock’n roll com uma pegada atual dos velhos clássicos dos anos 60 e 70. Então, o estilo musical é bem dançante e vibrante, que se múltipla infinitas vezes na voz poderosa de Douglas. Beatles, Stones, Doors, Led… sim estão todos lá influenciando essa banda de Uberaba. Os fãs já esperam o primeiro álbum. E eles prometem, já estão trabalhando nele.
Rogério de seus Playbacks

Esta banda é formada pelo guitarrista Rogério que também solta a voz. O grupo tem ainda Mateus na guitarra, Cadu no baixo, Alexandre e Kelvi no teclado e bateria. O estilo é o rock clássico, um figurino caprichado e saudoso para acompanhar as canções de uma das maiores épocas musicais, a Jovem Guarda. Juntos trazem o rei Roberto Carlos, Erasmo, Renato e seus Blue Caps numa playlist especial em que “Calhambeque” e “Splish-Splash” estarão selecionadas.

Mané Galinha
Os sete furiosos Hamid, Jean, Rodrigo, Basílio, Luís Otávio, Marcos Garcia e Yacoub formam o Mané Galinha, a banda faz um show com influencia total da Soul Music. Mas nessa anatomia estilística ainda tem espaço para o R&B, samba, jazz, funk, disco, axé, groove e o pop rock. Festa, alegria e descontração é assim que se define um show do Mané Galinha, mais uma banda escolhida para integrar o II Festival de Inverno de Peirópolis.

Banda B-Quatro
Esta banda de Uberaba tem no diversificado repertório músicas de figuras carismáticas da MPB. A B-Quatro com sua musicalidade com o rock nacional dos anos 80 e 90, integra a tradição musical mineira com pop-rock de qualidade e estilo bem definido. Composta por Marco Gómez (vocal), Marcelo Vieira (guitarra), Rogério (teclados), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo Augusto (bateria), vem imprimindo sua marca no cenário desde 2000.

Jacks
Com a premissa de fazer uma song list de hits do Pop, Rock e Motown dos anos 60, 70, 80 e 90, com o grande diferencial de releituras originais e performances dançantes. Jacks tem à frente o pianista, tecladista e cantor, Pedro Amui. Ele toca com Raphael Colenghi (guitarra/vocal), Rodrigo Freitas (baixo) e Giovani Longo (bateria). Pedrinho tem mais de 30 anos de experiência em apresentações musicais e carreira também de musical em teatro.
Palpite Feliz

O fino do samba, choro, pagode, seresta e MPB é com eles sem dúvida. Palpite Feliz, com direção musical de Fausto Reis. Palpite Feliz traz um convidado para o show em Peirópolis. Carlos Giovanny, mestre em música e integrante do Grupo 4 de Ouros. Tem na bagagem nada menos do que uma apresentação ao lado de Toninho Horta e Wagner Tiso em show com a Orquestra Popular do Cerrado.

Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Jads & Jadson e João Carreiro trazem modernização da viola caipira para o palco do Baile do Cowboy

Jads & Jadson e João Carreiro trazem modernização da viola caipira para o palco do Baile do Cowboy

Portal Uberaba 29/05/2023
Feijoada do Jockey confirma Zeca Pagodinho

Feijoada do Jockey confirma Zeca Pagodinho

Portal Uberaba 26/05/2023
Almir Sater é atração confirmada no Baile do Cowboy

Almir Sater é atração confirmada no Baile do Cowboy

Portal Uberaba 26/05/2023
Shopping Uberaba recebe TorresmoFest

Shopping Uberaba recebe TorresmoFest

Portal Uberaba 17/05/2023
Almir Sater, Jads & Jadson e João Carreiro se apresentam no Baile do Cowboy

Almir Sater, Jads & Jadson e João Carreiro se apresentam no Baile do Cowboy

Portal Uberaba 10/05/2023
Projeto disponibiliza peças teatrais inéditas em podcast

Projeto disponibiliza peças teatrais inéditas em podcast

Portal Uberaba 10/05/2023