Sedese divulga municípios aptos a participarem do ICMS Esportivo
Esporte

Sedese divulga municípios aptos a participarem do ICMS Esportivo

Sedese divulga municípios aptos a participarem do ICMS Esportivo

Cadastro das atividades esportivas do ano base 2018 deve ser feito até o dia 30 de março. Participação é recorde

Foto: SEDESE

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, divulga a listagem dos municípios habilitados para participarem do ICMS Esportivo, referente ao ano base 2018. Para acessar a lista definitiva clique aqui.
As cidades devem cadastrar e comprovar os programas e projetos esportivos realizados em 2018, até o dia 30/3, pelo site: icms.esportes.mg.gov.br. A publicação foi feita a partir da conclusão da análise dos recursos enviados por municípios contra a inabilitação dos Conselhos Municipais de Esporte divulgada no resultado preliminar. A análise se dá a partir das exigências da Resolução Seesp 01/2018 para comprovação da ativação dos conselhos.
Os programas e projetos devem ser enquadrados em uma das 13 atividades esportivas do ICMS Esportivo: Programas Socioeducacionais; Esporte para Pessoas com Deficiência; Jogos Escolares Municipais; Atividades de Futebol Amador; Esporte para Terceira Idade; Atividades de Lazer; Academia na Escola; Xadrez na Escola; Minas Esportiva Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi); Minas Esportiva Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg); Qualificação Agente Esportivo; Outros Programas e Projetos; Construção ou Reforma de Instalação, Aquisição e Disponibilização de Equipamento Esportivo.

Recorde

Constam na lista 406 municípios que comprovaram o pleno funcionamento dos conselhos municipais de esportes, nos termos da Lei nº 18.030/2009, do Decreto nº 45.393/2010 e da Resolução SEESP nº 01/2018. “É um recorde de aprovação de Conselhos Municipais de Esporte no ICMS Esportivo, desde a primeira apuração em 2010, superando os 381 conselhos ativos no ano base 2017”, diz o superintendente de Fomento e Incentivo ao Esporte, Thiago Souza Santana.
Para o superintendente, a política de orientação do Estado aos gestores esportivos das prefeituras e conselheiros municipais de esportes contribuiu para o aumento dos municípios participantes. “A Diretoria de Fomento e Organização de Políticas Esportivas trabalha continuamente para minimizar os casos de inabilitação dos municípios no ICMS Esportivo, mediante a prática de orientação aos municípios e qualificação do público-alvo”, avalia.
Etapas
A Sedese, por meio da Diretoria de Fomento e Organização de Políticas Esportivas, analisará as informações e documentos inseridos no sistema, concluindo pela aprovação total, aprovação parcial ou reprovação dos programas e projetos.
Após a avaliação, será apurada a pontuação do Índice de Esportes atribuída a cada participante. Quanto maior o número de pontos obtidos, maior o valor financeiro destinado ao município.
Os repasses são feitos no ano seguinte ao ano de análise e depositados semanalmente no caixa único da prefeitura. É possível acompanhar o consolidado mensal no site da Fundação João Pinheiro (FJP).

ICMS Esportivo
O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos pela Lei nº 18.030/2009 para distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios. Por este critério, as cidades pontuam e recebem recursos de acordo com as atividades esportivas que realizaram, desde que possuam conselho municipal de esportes em pleno funcionamento. O mecanismo busca fomentar a realização de eventos e programas, bem como a organização da política esportiva em Minas Gerais.

Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Peão de Uberaba vence etapa do campeonato de montarias realizada na Expozebu Rodeo Shows

Peão de Uberaba vence etapa do campeonato de montarias realizada na Expozebu Rodeo Shows

Portal Uberaba 26/04/2026
Fit Uirapuru promove encontro do projeto Grupos Especiais

Fit Uirapuru promove encontro do projeto Grupos Especiais

Rose Dutra 21/04/2026
Uirapuru celebra Dia da Mulher

Uirapuru celebra Dia da Mulher

Rose Dutra 04/03/2026
Uirapuru promove encontro com grupos especiais

Uirapuru promove encontro com grupos especiais

Rose Dutra 04/03/2026
Uirapuru lança SuperCopa de Futebol

Uirapuru lança SuperCopa de Futebol

Rose Dutra 26/02/2026
Sorocaba contrata atleta do Uirapuru

Sorocaba contrata atleta do Uirapuru

Rose Dutra 20/02/2026