As doses são limitadas e serão aplicadas na sede do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemia
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias colocará a disposição da população, a partir de hoje (terça-feira, 23), posto de vacinação antirrábica. A base ficará instalada no estacionamento do departamento, que fica na Avenida do Tutuna, 658, Vila Celeste, das 8 às 16 horas – de segunda a sexta-feira e aos finais de semana das 8 às 13 horas.
De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, as vacinas estarão disponíveis somente enquanto durar o estoque.
“Lembramos que é de extrema importância a imunização de cães e gatos e que, independente da campanha, os tutores devem levar seus animais para serem vacinados. A raiva é uma doença fatal, tanto para os animais como para o homem. Vacinando os animais também estaremos protegendo a saúde humana”, explica.
Ela destaca que os animais vacinados receberão um microchipe que garantirá a sua identificação em caso de perca ou roubo.
“O registro é realizado em um banco de dados do município e assim, poderemos conhecer melhor a dinâmica populacional desses animais e delinear as políticas públicas necessárias”, reforça.
Vacinação – A campanha antirrábica teve início na última segunda-feira (15). Conforme as orientações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, apenas 37.1% das vacinas esperadas para a campanha 2019 foram recebidas do governo federal, sendo priorizado a vacinação dos animais da Zona Rural.
Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses de idade que não estejam doentes e nem em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação. Já os animais devem ser levados e contidos pelos seus donos adultos e, caso sejam levados por crianças, os agentes da Zoonose não farão a vacinação, conforme determinação da Secretaria Municipal de Saúde.
A campanha de vacinação está sendo realizada na Zona Rural e na base do departamento de Zoonoses, enquanto durarem os estoques.
Ainda dentro da programação, no próximo fim de semana (27 e 28), as equipes percorrerão o bairro de Santa Fé.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube