Amur e Casa do Artesão expõem no Shopping Uberaba
Cultura

Amur e Casa do Artesão expõem no Shopping Uberaba

Amur e Casa do Artesão expõem no Shopping Uberaba

Uma das expositoras da Casa do Artesão, que está com loja temporária no Shopping Uberaba, é a bordadeira Albertina Lorena Emerenciana, 84 anos, dona de trabalhos manuais de beleza ímpar. Enxoval para recém-nascidos com o talento dela, por exemplo, é vendido para várias cidades do país e também para o exterior. Ela tem clientes de  Nova York,  Singapura, Texas, Chile e outros.

Fotos AssCom Shopping Uberaba
Albertina diz que na exposição todas as peças são feitas por mãos de fadas

Desde os 8 anos, Albertina dedica-se ao bordado, o que não deixou nem quando cursou duas faculdades, se casou e teve dois filhos. Ficou viúva jovem e além da pensão que passou a receber, para conseguir sustentar a família, trabalhou 41 anos como servidora pública estadual na área de Educação. E todo o tempo sem deixar de fazer suas obras de arte e obter renda também.

Da Casa do Artesão, ela faz parte há mais de 20 anos. “Estamos muito felizes com o apoio do Shopping Uberaba, porque mais pessoas vão conhecer o nosso trabalho. Todas as peças aqui são feitas por mãos de fadas”, destaca Albertina. Embora reconheça que os custos para manter as lojas sejam altos para que o período liberado pelo Shopping seja maior, ela deixa escapar que o ideal seria que a Casa do Artesão tivesse uma loja permanente no centro de compras.

Fotos AssCom Shopping Uberaba

A Casa do Artesão celebra 40 anos com a exposição e, além dela, a  Associação das Mulheres Rurais de Uberaba (Amur) comemora a oportunidade aberta pelo Shopping  para a divulgação de seus trabalhos, expostos e à venda até o dia 6 de dezembro. As duas lojas estão funcionando na Ala de Serviços (Entrada A-HiperBretas). A iniciativa tem apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

Artesanatos tradicionais e inovadores, decorações natalinas, peças sacras e até mesmo doces e licores estão entre os itens expostos. Alternativa de presentes para o fim de ano, com preços a partir de R$10.

A associada da Amur Kalica Fabiola Resende Moraes destacou que a iniciativa do shopping deu um estímulo às mulheres rurais, afetadas econômica e psicologicamente pela pandemia da Covid-19. “Essa exposição vai fortalecer a renda das associadas, prejudicadas durante todo esse período. Elas estão com a autoestima elevada”, observou Kalica.

Este é o terceiro ano que a Associação realiza a exposição de fim de ano. São expostos e comercializados bordados, bonecas, panos de prato, almofadas, forros de mesa, santos e velas, dentre outros produtos, com foco no artesanato cultural.

Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Shopping Uberaba recebe Feira de Geoprodutos e valoriza artesãos locais

Shopping Uberaba recebe Feira de Geoprodutos e valoriza artesãos locais

Rose Dutra 16/10/2026
Shopping Uberaba recebe exposição de fotos da Serra da Canastra

Shopping Uberaba recebe exposição de fotos da Serra da Canastra

Rose Dutra 23/09/2026
Shopping Uberaba recebe Sunset Kids  com os bonecos Maria Clara & JP

Shopping Uberaba recebe Sunset Kids com os bonecos Maria Clara & JP

Rose Dutra 16/09/2026
Festival anuncia Orquestra Ouro Preto e Grupo Galpão em Uberlândia

Festival anuncia Orquestra Ouro Preto e Grupo Galpão em Uberlândia

Rose Dutra 16/09/2026
Sucesso absoluto: Dançarte Uberaba supera expectativas

Sucesso absoluto: Dançarte Uberaba supera expectativas

Rose Dutra 15/09/2026
Dorcinha abrirá o projeto DANÇARTE Uberaba com Gala Bolshoi Brasil

Dorcinha abrirá o projeto DANÇARTE Uberaba com Gala Bolshoi Brasil

Rose Dutra 10/09/2026