Uberaba não tem casos de meningite bacteriana confirmados em 2018
Saúde

Uberaba não tem casos de meningite bacteriana confirmados em 2018

Uberaba não tem casos de meningite bacteriana confirmados em 2018

Confirmações são de casos virais. Oito casos ainda estão em investigação. Vacina contra a doença bacteriana está disponível em todas as unidades de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Informação, em parceria com Superintendência Regional de Saúde, trabalham na identificação e notificação de casos de meningite em Uberaba. Diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, explica que número de casos está caindo e não classifica como surto ou epidemia.

Em 2018, 33 casos foram notificados em janeiro, com 14 casos confirmados de meningite viral e nenhum de bacteriana. Em fevereiro foram 14 notificações, com dois casos confirmados de meningite viral, oito ainda em investigação, três de meningite não especificada (quando o exame é negativo para bactéria) e um caso descartado. Nenhum caso foi confirmado para meningite bacteriana. No mesmo período em 2017, foram três casos de meningite viral e uma bacteriana em janeiro e quatro casos de meningite viral confirmados em fevereiro.

“Em comparação com dezembro do ano passado, tivemos mais casos de meningite viral, mas os números já estão decrescendo, porque o período está passando, da mesma maneira que aconteceu em 2017”, afirma Rannieri. O diretor de Vigilância em Saúde ainda pontua que não se pode considerar um surto, pois os casos são pontuais, sem relação entre eles.

Rannieri destaca que o número de casos notificados de meningite aumentou devido a campanha da Secretaria Municipal de Saúde para melhorar a identificação e notificação, principalmente em casos virais. Pacientes com sintomas suspeitos como dor de cabeça e febre são notificados caso exames apontem alterações, para que a investigação seja feita e o paciente tratado o mais rápido possível.

Uma investigação para identificar o vírus que está causando os casos de meningite está sendo feita pela SMS, em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde. Amostras de líquor, líquido que percorre a espinha e o sistema nervoso central, estão sendo colhidas, informa Rannieri. Até o dia 09 de fevereiro já realizamos 11 coletas de isolamento.

“A recomendação que fazemos é de cuidados simples, de prevenção de qualquer doença viral, como lavar as mãos e não compartilhar bebidas, talheres e alimentos”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde.

A vacina meningocócica C é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença e no calendário do Programa Nacional de Imunização está disponível com o seguinte esquema vacinal: primeira dose aos 3 meses, segunda dose aos 5 meses, reforço aos 12 meses. Um reforço ou considerado dose única aos adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Fonte: Secom – Clarice Sousa

 

Mais notícias da Categoria Saúde

Robótica agiliza cirurgias no Hospital Unimed

Robótica agiliza cirurgias no Hospital Unimed

Rose Dutra 27/05/2026
Uso excessivo de celular causa desgaste precoce, alerta ortopedista

Uso excessivo de celular causa desgaste precoce, alerta ortopedista

Rose Dutra 27/05/2026
Agência Transfusional agiliza atendimento do Hospital Unimed

Agência Transfusional agiliza atendimento do Hospital Unimed

Rose Dutra 18/05/2026
Próstata aumentada pode ocorrer em jovens, alerta urologista

Próstata aumentada pode ocorrer em jovens, alerta urologista

Rose Dutra 15/05/2026
Unimed celebra missa na capela do hospital em homenagem aos trabalhadores

Unimed celebra missa na capela do hospital em homenagem aos trabalhadores

Rose Dutra 15/05/2026
Hospital Unimed Uberaba promove treinamento NALS

Hospital Unimed Uberaba promove treinamento NALS

Rose Dutra 13/05/2026