O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), José Renato Gomes, foi um dos convidados para integrar as discussões do evento “Minas do Futuro”, que foi promovido pela Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais no último sábado (24). Esta foi primeira edição do projeto em Minas, e o encontro foi na CDL Uberaba.
O evento convida todos os mineiros para participarem da construção do documento “Minas do Futuro”, que norteará as políticas públicas para o Estado. O objetivo é o fortalecimento do processo democrático por meio do diálogo, para que seja elaborado um futuro melhor para Minas Gerais. O encontro pretende discutir temas como Agricultura, Agronegócio, Desenvolvimento Econômico e Geração de Renda.
Secretário da Sedec há mais de cinco anos e com experiências e ampla visão dos contextos do Desenvolvimento Econômico, José Renato afirma que a expectativa é que o evento, como oportunidade de discutir o futuro, resulte em ideias positivas e que façam a diferença. “Levaremos diversas sugestões que entendemos que possam ser aproveitadas para o futuro. Em Uberaba apresentamos trabalhos como a Sala do Empreendedor, que se tornou um projeto do estado, a municipalização dos Distritos Industriais, em que fomos a única cidade que conseguiu esta façanha, e também a Lei Municipal de Incentivo. São itens que destacam Uberaba neste cenário de desenvolvimento econômico, e queremos levar estas propostas para que somem ao programa do Estado”.
Além disso, segundo Gomes, outro ponto de destaque é sobre a Comissão de Desburocratização criada pelo prefeito Paulo Piau. “É uma proposta que vem sendo muito bem trabalhada e um grande avanço para que as empresas sofram menos na hora de ter sua atuação na cidade. Vamos levar essas e outras sugestões com o objetivo de provocar novas discussões, e queremos escutar daqueles que estarão presentes, com ideias que possam compor um grande portfólio de sugestões para Minas Gerais”.
O secretário destaca que é de grande importância a participação de toda a sociedade. “As pessoas, muitas vezes, utilizam as redes sociais e a imprensa para apresentarem sugestões, mas não participam de oportunidades como esta. Este é o momento de participar da discussão de ideias e levar as suas. Por isso é essencial a participação de todos aqueles que querem colaborar e influenciar a transformação, para sairmos deste evento com um documento rico em informações”.
Além de José Renato Gomes, o evento também terá como convidado João Cruz, que é engenheiro agrônomo e técnico no Ministério da Agricultura. Ele abordará o tema Agricultura e Agronegócio.
A Fundação Ulysses Guimarães é entidade formadora de conceitos norteadores da condução do país rumo ao desenvolvimento democrático. Tem primado pela Formação Política do cidadão e pela extensão deste programa a todo cidadão, no maior número possível de municípios brasileiros.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube