Prefeitos assinam termo de compromisso para formação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico
Empresarial

Prefeitos assinam termo de compromisso para formação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico

Prefeitos assinam termo de compromisso para formação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico

O encontro em Uberaba reuniu, nesta sexta-feira, prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

representando o G70

Uberaba sediou na última sexta- feira (24) o terceiro Encontro Regional do Grupo de Prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o G70. Além do prefeito Paulo Piau, a reunião teve presença dos prefeitos de Pedrinópolis, Conceição das Alagoas, Campina Verde, União de Minas, Pratinha, Tapira, Veríssimo, Araguari, Campos Altos, Planura, Limeira D’oeste, Pirajuba e Perdizes. Secretários municipais de Uberaba também estiveram presentes.

Entre as pautas, a apresentação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico deu destaque para os aspectos econômicos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, revelando perspectivas e oportunidades. O gerente regional do Sebrae – Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, William Rodrigues de Brito, explica que os indicadores econômicos da região são extremamente positivos. “O encontro foi momento de alertar este grupo para que se organizem e possam fazer os debates necessários para se observar as tendências do que está acontecendo no mundo, propondo uma pauta inovadora que pense nos aspectos do futuro”, pontua ele.

Na oportunidade, os prefeitos presentes assinaram um termo de compromisso para a formação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. “A partir da força e da união desses prefeitos, e posteriormente empresários e instituições de fomento, é possível alavancar uma série de ações inovadoras que vão trazer mais oportunidades para a região”, avalia o gerente regional do Sebrae.

O prefeito Paulo Piau destacou que agregar a força de uma região é a visão do futuro, e para implementar a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico não haverá dependência de recursos públicos. “Se estivermos juntos para fazer demandas, conseguiremos. Este é um movimento auto sustentável, tem meios de recursos para que ela realmente seja um instrumento de desenvolvimento da região. O modelo de crescer sozinho não é mais o modelo do mundo, portanto temos que estar inseridos neste contexto”.

G70 Aspectos Econômicos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Foto: André Santos PMU

Os próximos passos para montar a Agência, segundo o prefeito de Uberaba, é seguir os trâmites burocráticos, visto que o projeto deve passar pela aprovação das Câmaras Municipais e demais procedimentos de estruturação organizacional. “Este é um processo cuja velocidade depende da vontade política da região, e não apenas os prefeitos, já que envolve iniciativa privada. É um movimento grande e complexo”, comenta Paulo Piau.

O assessor de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Uberaba, Glauber Faquineli, destaca que o termo de compromisso firmado traça diretrizes para a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. “Essas diretrizes traçam objetivos para fomentar o desenvolvimento. Existe a ideia de criar um selo para os produtos regionais, ações de fomento à exportação e agregação de valor aos produtos base, por exemplo. O termo traz de forma ampla tudo que pode ser desenvolvido visando a economia dos municípios envolvidos”.

Pautas – O encontro apresentou também o Planejamento de Uberaba para os próximos 20 anos e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Uma das propostas citadas por Raquel Resende, gestora executiva do Parque Tecnológico de Uberaba e coordenadora executiva do U+20, é que um projeto de planejamento de futuro possa ser desenvolvido para a região.

O evento foi finalizado com a elaboração da “Carta do G70”, a ser apresentada a todos os candidatos de 2018. Os prefeitos presentes deram suas contribuições sobre demandas em áreas como segurança pública, obras de infraestrutura, saúde, educação, leis de incentivo, desenvolvimento e inovação, empregos, investimentos, desburocratização, entre outros. O momento foi de debates, com a participação coletiva que enriqueceu o documento. A versão final será formalizada com a aprovação de todos os prefeitos.

Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

McCain transforma os icônicos formatos de PlayStation em batata frita

McCain transforma os icônicos formatos de PlayStation em batata frita

Portal Uberaba 30/01/2025
Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para estágio afirmativo

Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para estágio afirmativo

Portal Uberaba 02/02/2024
Shopping Uberaba cria vagas para famílias com autistas

Shopping Uberaba cria vagas para famílias com autistas

Portal Uberaba 15/12/2023
Mundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos

Mundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos

Portal Uberaba 08/11/2022
Bibi investe em transformação digital e eleva vendas em 30%

Bibi investe em transformação digital e eleva vendas em 30%

Laura Sousa 09/08/2022
ABCZ e PMGZ são temas de palestra em evento da Genex

ABCZ e PMGZ são temas de palestra em evento da Genex

Portal Uberaba 21/07/2022