Sedest promoverá palestras na Semana Nacional de Trânsito
Cidade

Sedest promoverá palestras na Semana Nacional de Trânsito

Sedest promoverá palestras na Semana Nacional de Trânsito

Em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada entre os dias 18 a 25 de setembro, em todo o país, a Secretaria de Defesa Social Trânsito e Transportes (Sedest), por meio da Guarda Municipal/Departamento de Educação no Trânsito promoverá durante todo o mês, um ciclo de palestras em escolas municipais, estaduais, particulares e cursos profissionalizantes em Uberaba.

Seguindo o tema “Nós somos o trânsito”, o chefe do departamento da Sedest, Hélio Reis explica que a intenção é fazer um trabalho direto com as crianças e, principalmente, com os adolescentes que estão se preparando para tirarem a carteira nacional de habilitação.

“Depois de várias ações vimos que a promoção de blitz e ações de rua não são suficientes e, trabalhar com esse público, trará maior retorno. A intenção é dar um enfoque maior para as crianças, que serão os motoristas de amanhã e acabam cobrando dos pais e dos responsáveis atitudes mais prudentes”, diz Helio.

O palestrante e responsável pelas ações de educação de trânsito da Prefeitura reforçou ainda sobre o trabalho direto com os jovens.

“Já em relação aos adolescentes, nada melhor do que trabalhar com esse público que espera ansiosamente para estarem habilitados. A conscientização é o que fará deles motoristas prudentes e conscientes de suas ações”, garante.

Algumas escolas já confirmaram a participação também nas ações de rua que acontecerão durante a Semana Nacional do Trânsito. O coordenador de uma escola parceira do projeto explica que ações como esta, conscientizam os alunos como cidadãos.

“Iremos participar das Blitz que serão realizadas pela SEDEST com o nosso projeto Pedágio Ecológico, em que os alunos irão disseminar o conhecimento adquirido nas palestras além de conscientizar também os motoristas sobre o papel como cidadão na preservação do meio ambiente. Este é o papel da educação, o de promover um crescimento do sujeito enquanto cidadão os formando para uma sociedade ética e justa”, diz Thiago Lemos.

Além das palestras nas escolas, a Sedest promoverá ações pontuais em locais estratégicos, como por exemplo, nas áreas onde estão localizadas os terminais e estações do BRT.

Ações com o envolvimento das empresas Líder e Piracicabana, envolvendo os usuários do transporte público, também serão realizadas dentro da programação do evento.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito está programada para o dia 18 de setembro, na Praça Jorge Frange, a partir das 9 horas, com diversas ações e atrações para o público presente.

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Shopping Uberaba participa do Circuito Jazz e traz show para  Praça de Alimentação

Shopping Uberaba participa do Circuito Jazz e traz show para Praça de Alimentação

Rose Dutra 08/09/2026
Sorveteria da Mel lota estacionamento do Shopping Uberaba

Sorveteria da Mel lota estacionamento do Shopping Uberaba

Rose Dutra 31/08/2026
Gaia Centro de Arte e Danças estará na abertura do Gala Bolshoi

Gaia Centro de Arte e Danças estará na abertura do Gala Bolshoi

Rose Dutra 30/08/2026
Estúdio Raquel Laranjo estará na abertura do Gala Bolshoi Brasil

Estúdio Raquel Laranjo estará na abertura do Gala Bolshoi Brasil

Rose Dutra 28/08/2026
Santa Lolla inaugura no Shopping Uberaba com gestão familiar

Santa Lolla inaugura no Shopping Uberaba com gestão familiar

Rose Dutra 27/08/2026
Expansão do Shopping Uberaba impulsiona a economia local

Expansão do Shopping Uberaba impulsiona a economia local

Rose Dutra 21/08/2026