Agenda de leilões da ExpoGenética 2021 já supera a do ano passado
Rural

Agenda de leilões da ExpoGenética 2021 já supera a do ano passado

Agenda de leilões da ExpoGenética 2021 já supera a do ano passado

Agenda de leilões da ExpoGenética 2021 já supera a do ano passado

A tradicional temporada de shoppings e leilões da ExpoGenética nunca esteve tão cercada de expectativas! Isso porque, esse ano, a agenda já conta com 17 eventos confirmados, um número ainda maior do que ano passado, quando foram realizados 14 leilões.  De acordo com o diretor de Leilões da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ângelo Tibery, a situação reflete um momento especial para a pecuária, que vivencia uma revolução em seus formatos graças à guinada virtual dos últimos anos. “A expansão dos canais de transmissão e a divulgação dos eventos por meio de mais um canal próprio, que é a ABCZ TV, agrega demais para o criador e nosso intuito é conseguir resultados com o Zebu em todas as raças”, pondera.  Entre as novidades desta edição está ampliação do período para a oficialização dos remates, que vão acontecer entre os dias 1º e 31 de agosto – o que significa mais possibilidades para criadores que queiram investir no período. “O modelo que adotamos ano passado foi um sucesso e um dos motivos do número crescente de eventos”, completa.  Ano passado, em uma edição histórica – e realizada de maneira totalmente virtual – a movimentação financeira da ExpoGenética  chegou à casa dos R$34,5 milhões, com destaque ainda para o aumento no valor médio dos animais, que superou 67%.
ABCZ e centrais de genética reúnem-se para discutir fortalecimento do PNAT
foto: Divulgação
Representantes de sete centrais de genética participaram, hoje, de um encontro na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). As empresas ABS, Bela Vista, CRV Lagoa, Genex, Rima, Semex e Tairana estiveram na reunião, que contou com a presença do presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; do vice, Fabiano Mendonça; do superintendente-geral, Jairo Machado Furtado, do superintendente Técnico, Luiz Antônio Josahkian; além do gerente de Melhoramento Genético, Lauro Fraga, e do gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu. Na pauta do grupo, o fortalecimento da parceria entre ABCZ e as centrais na distribuição de sêmen dos touros selecionados do PNAT, o Programa Nacional de Avaliação dos Touros Jovens.  “As centrais reforçaram o compromisso de continuar contribuindo para o sucesso do programa, e mais que isso, ampliar sua atuação”, explica o presidente da ABCZ. De acordo com ele, a participação das empresas é fundamental na logística de distribuição do PNAT, que também conta com subsídio da ABCZ. “E, além disso, estamos ampliando os benefícios da parceria, oferendo, como contrapartida, uma divulgação maior desses animais, e as respectivas centrais, em todos os nossos canais de comunicação”, completa. Esse pacote de divulgações inclui: meia página na Revista ABCZ, de circulação trimestral; espaço no site da ABCZ para veiculação de notas, notícias e vídeos; espaço em eventuais mídias externas contratadas pela ABCZ, sempre que possível; divulgação em mídias sociais da ABCZ de notas, notícias e vídeos; criação de mecanismos de fomento ao uso de sêmen de touros PNAT em rebanhos participantes do PMGZ Comercial, espaço na ABCZ TV para assuntos pertinentes ao PNAT; além da garantia de subsídio por cada dose entregue.  Ao final do encontro, o grupo formado pelas empresas apresentou sugestões para aperfeiçoamento de suas participações no programa, para aumentar a distribuição de doses e a valorização dos animais. Todas as propostas serão analisadas. “São sugestões proativas e podem trazer mais eficácia ao processo, por isso, vamos apreciar cada uma”, reforça o presidente.  O PNAT foi implantado pela ABCZ em 2010 e, desde então, já promoveu a entrega de mais de 115 mil doses de sêmen de genética melhoradora a criatórios de colaboradores espalhados por todo o Brasil, gratuitamente.
ABCZ divulga resultado da 3ª fase do PNAT 2021
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ divulgou hoje (22), a lista dos touros classificados como superiores no Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar (TDEA), realizado na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG). A divulgação corresponde à finalização da terceira fase de avaliações da 12ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). “Essa é mais uma edição histórica do PNAT e um divisor de águas para o melhoramento genético do rebanho nacional. Hoje apresentamos ao mercado, os touros jovens que serão os pais das futuras gerações da nossa pecuária”, afirma Rivaldo Machado Borges, Presidente da ABCZ. Em 2021 o PNAT contou com a participação de 198 animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de vários estados brasileiros, representando toda a qualidade genética dos animais avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Nesta terceira fase, de acordo com o calendário do TDEA, os animais foram submetidos a 21 dias de adaptação e 56 dias de prova efetiva, onde foi mensurado o ganho de peso e o Consumo Alimentar Residual. Os animais também foram submetidos a exames de ultrassonografia de carcaça e a avaliação visual pelo método EPMURAS. “Finalizamos um etapa objetiva, onde foram mensuradas várias características econômicas extremamente relevantes para a pecuária brasileira. Ela é responsável por preparar o terreno para a conclusão do conceito de seleção e evolução genética proposta pelo PMGZ e pelo PNAT”, completa Luiz Antônio Josakian, Superintendente Técnico da ABCZ. Os animais classificados como superiores serão transferidos para o Parque Fernando Costa no dia 14 de agosto e no dia 18, quarta-feira, assim como no ano passado, serão submetidos a votação que será feita por uma comissão técnica formada pelos jurados: Alisson Oliveira Andrade, Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges, Célio Arantes Heim, Marcelo Ricardo de Toledo e William Koury Filho. Esta comissão é responsável por identificar os touros que vão seguir para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos de colaboradores. Toda a programação será transmitida pela internet, no canal da ABCZ no YouTube. Lembrando que não será permitida a entrada de público no local, apenas dos jurados terão acesso à área. Confira a relação dos touros classificados como superiores no Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar (TDEA) aqui.
Rural

Mais notícias da Categoria Rural

Romeu Zema participa do lançamento dos Cafés Campeões da Safra 2020

Romeu Zema participa do lançamento dos Cafés Campeões da Safra 2020

Caio Romano 13/09/2021
Estado passa a monitorar diariamente, por via aérea, incêndios florestais no Norte de Minas

Estado passa a monitorar diariamente, por via aérea, incêndios florestais no Norte de Minas

Caio Romano 17/08/2021
Estado lança Plano de Resposta para atendimento a incêndios florestais

Estado lança Plano de Resposta para atendimento a incêndios florestais

Caio Romano 14/07/2021
Raça Brahman estreia no Programa Carne de Qualidade da ABCZ

Raça Brahman estreia no Programa Carne de Qualidade da ABCZ

Caio Romano 06/07/2021
Agronegócio e universidades vão monitorar safra agrícola em Uberaba

Agronegócio e universidades vão monitorar safra agrícola em Uberaba

Caio Romano 29/06/2021
Secretaria de Agricultura apresenta balanço das ações na Assembleia Legislativa

Secretaria de Agricultura apresenta balanço das ações na Assembleia Legislativa

Caio Romano 29/06/2021