Capacitação do programa federal Criança Feliz reúne 38 municípios em Uberaba 
Cidade

Capacitação do programa federal Criança Feliz reúne 38 municípios em Uberaba

Capacitação do programa federal Criança Feliz reúne 38 municípios em Uberaba 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), sediou nesta quarta-feira (23) um encontro de capacitação do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O encontro teve agenda nos períodos da manhã e da tarde, reunindo participantes de 38 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O público alvo foram gestores municipais, coordenadores de CRAS, e supervisores e visitadores das equipes locais do programa.

Em Uberaba, a Secretaria de Desenvolvimento Social aderiu ao Programa Criança Feliz em agosto do ano passado, com a aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. A capacitação já é a segunda fase do programa, e a primeira etapa foi de implementação dos processos no âmbito burocrático.

A coordenadora local do programa, Gabrielle Palvas, da Seds, explica que o evento desta quarta-feira contou, na parte da manhã, com uma capacitação sobre a metodologia do programa, público prioritário e o cofinanciamento federal, que é o repasse para os municípios. “Já na parte da tarde tivemos uma oficina sobre o prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este foi um encontro regional, com secretários e membros dos comitês gestores, além dos coordenadores de CRAS, e supervisores e visitadores das equipes locais”.

Gabrielle Palvas esclarece que, em Uberaba, já foram iniciadas as visitas em maio. “Estamos na fase 2 de execução e temos até setembro para atingir a meta de 800 famílias semanais visitadas. Vamos ter uma outra capacitação em Belo Horizonte, sobre o CDC – Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, método que vamos trabalhar nas visitas domiciliares com o público prioritário”.

De acordo com o consultor Unesco, Paulo Aquino, que esteve presente com a equipe do MDS e acompanha o Programa Criança Feliz no estado de Minas Gerais, a capacitação tem o objetivo de qualificar a execução e a implementação do programa nos municípios. “Como é um programa novo, e que traz uma base nova de desenvolvimento integral na primeira infância, o Criança Feliz traz elementos muito novos. A capacitação traz exatamente as bases teóricas que justificam a criação de uma política pública voltada a esta faixa etária. E também trazemos todo um suporte técnico e legislativo necessário para a execução. Nosso objetivo é dar todo suporte necessário aos municípios, para que eles façam um bom trabalho”.

Segundo Paulo, Uberaba foi escolhido para o encontro regional por representar uma cidade polo que está mantendo um trabalho positivo no contato com o MDS. “Estamos fazendo essa ação de visita técnica no estado de Minas Gerais em municípios polo, e convidamos as cidades do entorno para que venham a este encontro. Escolhemos Uberaba, que aderiu ao programa, em função de diversos fatores. Aqui há uma meta significativa de acompanhamento, e é um município parceiro no desenvolvimento das atividades. A cidade se colocou aberta e à disposição para nos receber, e muitos municípios foram convidados e vieram participar da capacitação”.

A supervisora local do programa Criança Feliz, Nádia Gomes Campos, participou do evento e pontuou que o momento foi importante para que todos os envolvidos conhecessem melhor o programa e sua implementação. “O encontro foi muito positivo e trouxe bastante conhecimento para todos. Já iniciamos as visitas e já temos um público relevante, e agora temos o suporte necessário para fazer os ajustes”, ressalta ela.

O programa – O objetivo do programa Criança Feliz, do Governo Federal, é apoiar a preparação para o nascimento da criança, fortalecendo as competências dos pais em seu papel de cuidado e educação dos filhos. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Foto: André Santos – PMU

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

O atendimento prevê visitas às gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias.

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Candidato a presidente do IEATM convida para apresentação de propostas

Candidato a presidente do IEATM convida para apresentação de propostas

Portal Uberaba 29/01/2024
Promoção Shopping Uberaba leva casal a Paris

Promoção Shopping Uberaba leva casal a Paris

Portal Uberaba 29/05/2023
Postos do Sine em Minas Gerais têm mais de 11,4 mil vagas de trabalho

Postos do Sine em Minas Gerais têm mais de 11,4 mil vagas de trabalho

Portal Uberaba 29/05/2023
Baile do Cowboy apresenta mega estrutura com três setores para o público

Baile do Cowboy apresenta mega estrutura com três setores para o público

Portal Uberaba 16/05/2023
Shopping Uberaba vai premiar Mães com fim de semana em Spa

Shopping Uberaba vai premiar Mães com fim de semana em Spa

Portal Uberaba 10/05/2023
Sucesso da Equishow durante a 88ª ExpoZebu

Sucesso da Equishow durante a 88ª ExpoZebu

Portal Uberaba 10/05/2023