Fique atento: adaptações desligarão energia em unidades. A primeira é nesta 5ª
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) está preparando sua estrutura para o início da operação no Mercado Livre de Energia a partir do dia 1º de setembro. Neste modelo, o cliente tem o poder de escolher seu fornecedor de energia, negociando as condições de contratação do produto. A Codau optou por este novo modelo de negócios com o objetivo de reduzir os custos operacionais da energia elétrica.
A Matrix Comercializadora de Energia Elétrica S/A, empresa especializada no Mercado Livre, foi a vencedora do processo licitatório para o fornecimento de energia em 11 unidades da Companhia. No contrato, que tem duração de cinco anos, a Codau pretende alcançar uma economia de cerca de R$ 20 milhões. “Esta é uma iniciativa pioneira em Minas Gerais para empresas de saneamento. Uberaba está saindo na frente com uma gestão eficiente dos recursos, buscando a redução de custos, especialmente dos insumos que mais impactam no fornecimento de água, como é o caso da energia elétrica”, explica o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
Ele também explicou as vantagens econômicas do novo contrato. “Essas 11 unidades que entrarão no mercado livre representam 87% de toda a energia consumida pela Codau. Por isso, teremos um impacto econômico considerável. Elas também foram escolhidas por apresentarem melhores condições de adequação para o novo sistema”, completa o presidente. Outras 13 unidades restantes permanecerão no mercado cativo, onde a energia é contratada via Cemig, com tarifas de consumo reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
*Adequações nas unidades*
A partir desta quinta-feira (21), a Codau inicia a última etapa para adequação das 11 unidades que passarão a operar no Mercado Livre de Energia. Serão promovidas alterações nos sistemas de medição de energia e de comunicação destas subestações.
Para isso, será necessário desligar a energia das unidades por aproximadamente oito horas. “Inicialmente, fizemos todas as outras etapas que podiam ser realizadas sem a necessidade de desligamento de energia. Agora, preparamos um planejamento deste trabalho para evitar grandes impactos para a população em relação ao fornecimento de água. Pedimos a compreensão de todos para que reforcem as medidas de economia de água nas datas de adequações”, enfatiza José Waldir.
A primeira unidade escolhida foi a transposição do Rio Claro, nesta quinta-feira (21), aproveitando que o sistema ainda não está em operação e não trará nenhum prejuízo ao abastecimento. Neste domingo (24), a adequação será feita simultaneamente na Estação de Captação do Rio Uberaba e na Estação de Tratamento de Água. “Como as duas estações impactam na distribuição de água de toda a cidade, optamos por fazer na mesma data e em um domingo, que é o dia de menor consumo”, conclui o presidente. O cronograma segue até o dia 23 de agosto, com o desligamento de energia em cinco Centros de Reservação, duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e na Estação de Tratamento de Esgotos Franciso Veludo.
*Confira as datas e horários de desligamento das 11 unidades:*
– Transposição do Rio Claro – 21 de julho (quinta-feira) – 9h às 17h
– Estação de Captação do Rio Uberaba e Estação de Tratamento de Água – 24 de julho (domingo) – 6h às 14h
– CR 11 (Uberaba I) – Dia 27 de julho (quarta-feira) – 6h às 14h
– CR-06 (Olinda) – Dia 1 de agosto (segunda-feira) – 6h às 14h
– CR-10 (Gameleiras) – Dia 4 de agosto (quinta-feira) – 6h às 14h
– CR-12 (Vila Ozanan) – Dia 8 de agosto (segunda-feira) – 6h às 14h
– EEE Parque dos Girassóis – Dia 11 de agosto (quinta-feira) – 8h às 16h
– CR-13 (Valim de Melo) – Dia 16 de agosto (terça-feira) – 6h às 14h
– EEE São Bento – Dia 19 de agosto (sexta-feira) – 9hàs 17h
– ETE Francisco Veludo – Dia 23 de agosto (terça-feira) – 8h às 16h
Facebook
Twitter
Google+
YouTube