Cidade

Empresas e cidadãos contribuem com a PPP de Usina Fotovoltaica em Audiência Pública

Empresas e cidadãos contribuem com a PPP de Usina Fotovoltaica em Audiência Pública

 A Prefeitura de Uberaba realizou nesta terça-feira (10) audiência pública sobre a Parceria-Público-Privada de construção de usina fotovoltaica. O evento teve a participação do prefeito Paulo Piau, vereadores, representantes de instituições, empresários do segmento e comunidade. Durante a ação o público recebeu dados explicativos sobre o projeto, e pôde participar com questionamentos e opiniões.

O diretor executivo do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Leonardo Santos, empresa responsável pelo estudo em parceria com a Innova Energy, explicou detalhes técnicos, os benefícios ao poder público, ao ente privado e à sociedade, entre outros aspectos do estudo. O projeto prevê três usinas fotovoltaicas de 5 Megas, cujos estudos apontam investimento da ordem de R$ 62 milhões por meio de PPP. O contrato deve ser de 25 anos, onde o concessionário deve fazer todo o investimento, ao final revertido ao Município.
O prefeito Paulo Piau avalia que a audiência como produtiva e participações técnicas relevantes. “O público tem direito de conhecer o projeto e, sobretudo, ter a oportunidade de contribuir. Depois iremos para fase de lançamento do edital de licitação pública, para participação de quem tenha a qualificação para executar o projeto. Este é o momento de fazer questionamentos. Aqui tivemos participações de quem entende do segmento, portanto cumprimos com êxito esta etapa”, afirmou.

Para o assessor de Assuntos Estratégicos Regionais Glauber Faquineli, que integra o Conselho Gestor de PPPs, a audiência pública é uma etapa de extrema importância principalmente em relação a este modelo de projeto. “Tivemos colocações técnicas e com fundamento, o que acrescenta e amplia nossa profundidade de estudo. O próximo passo é ter um consolidado de todas as sugestões e contribuições, fazer ajustes e seguir para o processo licitatório. A contribuição da sociedade é muito importante, pois este é um projeto que beneficia e traz economia aos cofres públicos”, destacou Glauber Faquineli.

Os documentos do estudo técnico estão disponíveis aos interessados no link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,47259 até o dia 20 deste mês, prazo legal da consulta pública. A população pode enviar contribuições pelo e-mail cgp@uberaba.mg.gov.br

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Cinemais Shopping Uberaba inaugura mais uma sala VIP com grandes clássicos

Cinemais Shopping Uberaba inaugura mais uma sala VIP com grandes clássicos

Rose Dutra 11/04/2026
Shopping Uberaba promove Clubinho com foco no teatro

Shopping Uberaba promove Clubinho com foco no teatro

Rose Dutra 11/04/2026
Cinemais Shopping Uberaba exibe lançamentos 

Cinemais Shopping Uberaba exibe lançamentos

Rose Dutra 08/04/2026
Shopping Uberaba promove Caça aos Ovos de Páscoa

Shopping Uberaba promove Caça aos Ovos de Páscoa

Rose Dutra 25/03/2026
Outback Steakhouse chega ao Shopping Uberaba

Outback Steakhouse chega ao Shopping Uberaba

Rose Dutra 20/03/2026
Shopping Uberaba recebe Parque da Mônica

Shopping Uberaba recebe Parque da Mônica

Rose Dutra 20/03/2026