ExpoCigra Cultural é aprovado pela Lei Rouanet 
Cultura

ExpoCigra Cultural é aprovado pela Lei Rouanet

ExpoCigra Cultural é aprovado pela Lei Rouanet 
Equipe de captação busca investidores para viabilizar o projeto de palestras, apresentações e oficinas gratuitas para a comunidade
 
O Projeto ExpoCigra Cultural foi aprovado pela Lei Rouanet para ser executado durante a  6ª edição da Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg), que será realizada de 7 a 10 de novembro, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa. A perspectiva é oferecer oito apresentações artísticas, de música e teatro, e mais quatro palestras relacionadas à sustentabilidade, ao uso do resíduo industrial revertido para a cultura (artesanato, instrumentos musicais, moda e design) e à literatura.
 
É a primeira vez que a ExpoCigra Fiemg trabalha com um projeto desta natureza, orçado em R$407 mil. A elaboração e captação são da Tri Ciclo Produções. A gestora cultural e diretora  da empresa, Lívia Ferolla, explica que o mecanismo de incentivos fiscais da Lei Rouanet é uma forma de impulsionar o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. “Podem investir empresas tributadas em lucro real, deduzindo até 4% do Imposto de Renda devido. As pessoas físicas também podem deduzir até 6% do Imposto de Renda devido. O governo abre mão de parte dos impostos para que esses valores sejam investidos em projetos culturais”, salienta Lívia.
 
Há diferentes opções de cotas de patrocínio. A Cota Apresentação (1 cota) prevê investimentos acima de 70% do valor do projeto; a Cota Patrocínio (2 cotas) tem a perspectiva de levantar de 50% a 60% do valor do projeto e a Cota Apoio (4 cotas) prevê valores abaixo de 50% do projeto.
 
“Já nos reunimos com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fiemg Regional Vale do Rio Grande em busca das indicações de empresas que possam subsidiar esse projeto tão interessante para toda a comunidade”, revela o presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Gleison Borges. 
 
Interessados em investir no ExpoCigra Cultural podem fazer contato pelo telefone (34) 3312 2733.


FOTO DIVULGAÇÃO – Diretoria do Cigra recebeu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, e a gestora cultural, Lívia Ferolla, para alinhar detalhes da captação do projeto 

Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Shopping Uberaba recebe Feira de Geoprodutos e valoriza artesãos locais

Shopping Uberaba recebe Feira de Geoprodutos e valoriza artesãos locais

Rose Dutra 16/10/2026
Shopping Uberaba recebe exposição de fotos da Serra da Canastra

Shopping Uberaba recebe exposição de fotos da Serra da Canastra

Rose Dutra 23/09/2026
Shopping Uberaba recebe Sunset Kids  com os bonecos Maria Clara & JP

Shopping Uberaba recebe Sunset Kids com os bonecos Maria Clara & JP

Rose Dutra 16/09/2026
Festival anuncia Orquestra Ouro Preto e Grupo Galpão em Uberlândia

Festival anuncia Orquestra Ouro Preto e Grupo Galpão em Uberlândia

Rose Dutra 16/09/2026
Sucesso absoluto: Dançarte Uberaba supera expectativas

Sucesso absoluto: Dançarte Uberaba supera expectativas

Rose Dutra 15/09/2026
Dorcinha abrirá o projeto DANÇARTE Uberaba com Gala Bolshoi Brasil

Dorcinha abrirá o projeto DANÇARTE Uberaba com Gala Bolshoi Brasil

Rose Dutra 10/09/2026