Inscrições abertas para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Cultura

Inscrições abertas para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Inscrições abertas para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

imagem de destaque

As inscrições para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais já estão abertas no site do Iepha-MG. O tema desta edição é “Culinária e Patrimônio”, com o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.

A participação é aberta a todos os interessados em propor ações relacionadas à proteção do patrimônio cultural.

Os municípios têm até 14 de julho para preencher o Formulário de Adesão. O evento ocorre durante todo o mês de agosto e integra as comemorações do Dia do Patrimônio, celebrado em 17/8, pelo Iepha-MG.

Podem ser realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, encontros de grupos e culturas populares, como capoeira, catira, congado, folia de reis e reinado, além de visitas guiadas, publicações, atividades de mediação e educação patrimonial, dentre outras atividades que se relacionem com a preservação do patrimônio de cada cidade.

As atividades culturais propostas passarão pela avaliação de uma comissão formada por membros da organização da Jornada do Patrimônio Cultural.

Os municípios que tiverem sua adesão à jornada homologada e que comprovarem a realização das ações, conforme a Deliberação Normativa do Conep, terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

Um guia on-line, com todas as ativdades, será disponibilizado no site do Iepha-MG a partir do dia 1º de agosto.

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

Em Minas, nas últimas edições realizadas, mais de 1,5 mil proponentes promoveram cerca de 3,5 mil ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que valoriza ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.

Serviço:

Inscrições abertas – 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Data:
 14 de junho a 14 de julho de 2019
Inscrições: No site do Iepha-MG – www.iepha.mg.gov.br

Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Shopping Uberaba fecha parceria com SuperSom para estúdio ao vivo

Shopping Uberaba fecha parceria com SuperSom para estúdio ao vivo

Rose Dutra 28/04/2026
ExpoQueijo abre inscrições para concurso que projeta o Brasil no cenário internacional do queijo

ExpoQueijo abre inscrições para concurso que projeta o Brasil no cenário internacional do queijo

Portal Uberaba 20/04/2026
Shopping Uberaba fecha parceria com SuperSom e tem estúdio ao vivo

Shopping Uberaba fecha parceria com SuperSom e tem estúdio ao vivo

Rose Dutra 04/04/2026
Karim Mauad lança livro em Uberaba

Karim Mauad lança livro em Uberaba

Rose Dutra 07/03/2026
Exposição Natal e Arte – Contando Nossa História já pode ser conferida no Mada

Exposição Natal e Arte – Contando Nossa História já pode ser conferida no Mada

Portal Uberaba 16/12/2025
Uberaba recebe a montagem “Urgente”, um dos trabalhos  de sucesso da Cia. Luna Lunera, nos dias 15 e 16 de março,   no Centro Cultural Sesiminas

Uberaba recebe a montagem “Urgente”, um dos trabalhos de sucesso da Cia. Luna Lunera, nos dias 15 e 16 de março,  no Centro Cultural Sesiminas

Portal Uberaba 10/03/2025