LIRAa de outubro aponta 2,5% de índice de infestação em Uberaba
Saúde

LIRAa de outubro aponta 2,5% de índice de infestação em Uberaba

LIRAa de outubro aponta 2,5% de índice de infestação em Uberaba

 Levantamento ajuda a direcionar trabalhos do Departamento de Zoonoses contra as arboviroses

Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela  Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde entre os dias 14 e 18 de outubro, aponta que 2,5% dos imóveis encontram-se infestados pelo Aedes aegypti.

O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. A partir dos dados do LIRAa, é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, destaca que chuvas fortes e altas temperaturas antecederam este último LIRAa. “Apesar do serviço de visitas domiciliares ser contínuo, altas temperaturas e a presença de objetos que possibilitem o acúmulo de água tornam o ambiente propício para a proliferação do mosquito, uma vez haja a presença de ovos viáveis. Este último LIRAa, com índice de 2,5%, significa que permanecemos em situação de alerta”, relata Lara. O primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, apontou o índice de infestação do município em 4,26%.

O levantamento de outubro mostra mais uma vez que a maioria dos focos encontrava-se em depósitos móveis (vasos, pratos, recipientes de degelo de geladeira, bebedouros de animais), seguidos pelos depósitos fixos (calha, laje, ralos, sanitários em desuso, etc.), os quais poderiam ser facilmente evitáveis pela própria população. “Enfatizamos que no LIRAa anterior, o lixo e os objetos inservíveis apareciam como depósitos predominantes. Essa alteração no perfil é resultado do trabalho que vem sendo realizado anualmente de mutirão de limpeza, por meio do qual foram recolhidos mais de 61 toneladas de possíveis criadouros de mosquitos”, ressalta Lara.

A chefe do Departamento de Zoonoses ainda reforça mais uma vez a solicitação de apoio e colaboração da população de Uberaba para, juntos, controlar o mosquito transmissor das arboviroses, principalmente neste período do ano, onde há altas temperaturas associadas às chuvas. “Se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando”, destaca.

Significado dos índices do LIRAa –  Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Robótica agiliza cirurgias no Hospital Unimed

Robótica agiliza cirurgias no Hospital Unimed

Rose Dutra 27/05/2026
Uso excessivo de celular causa desgaste precoce, alerta ortopedista

Uso excessivo de celular causa desgaste precoce, alerta ortopedista

Rose Dutra 27/05/2026
Agência Transfusional agiliza atendimento do Hospital Unimed

Agência Transfusional agiliza atendimento do Hospital Unimed

Rose Dutra 18/05/2026
Próstata aumentada pode ocorrer em jovens, alerta urologista

Próstata aumentada pode ocorrer em jovens, alerta urologista

Rose Dutra 15/05/2026
Unimed celebra missa na capela do hospital em homenagem aos trabalhadores

Unimed celebra missa na capela do hospital em homenagem aos trabalhadores

Rose Dutra 15/05/2026
Hospital Unimed Uberaba promove treinamento NALS

Hospital Unimed Uberaba promove treinamento NALS

Rose Dutra 13/05/2026