Minas Gerais é destaque na produção de citros
Rural

Minas Gerais é destaque na produção de citros

Minas Gerais é destaque na produção de citros

Estado é o segundo na produção nacional de tangerina e laranja

imagem de destaque

Neste sábado (8/6), é comemorado o Dia do Citricultor. Ao longo dos anos, a citricultura tem se mostrado importante para a agropecuária mineira, com o estado sendo destaque na produção de tangerina, laranja e limão. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), são quase 15 mil produtores no território mineiro e a estimativa de produção para safra 2019/2020 é de um milhão de toneladas.

Minas Gerais ocupa a segunda posição no ranking nacional de produção de tangerina. O estado, segundo a Emater-MG, produz cerca de 20% da produção brasileira da fruta. A área plantada chega a 9,5 mil hectares. Outro destaque é a laranja. De acordo com a Emater-MG, Minas produziu, em 2018, cerca de 950 mil toneladas e também ocupa o segundo lugar no ranking nacional. A área em produção é de 36,6 mil hectares.

“O estado tem excelente condições de clima, solo e água. É bem localizado na região Sudeste, próximo de grandes centros populacionais. A atividade é geradora de emprego e renda. É uma das atividades que mais vem crescendo em Minas Gerais”, diz o coordenador estadual técnico de Fruticultura, Deny Sanábio.

A região Central de Minas é uma das que se destacam na produção de citros. O principal produto é a tangerina, com uma área plantada de 4,5 mil hectares e uma produção de 40,4 mil toneladas na safra 2018/2019, segundo levantamento da Emater-MG.

José Édson de Amorim é do município de Piedade dos Gerais. Em sua propriedade, no Sítio Novo, ele produz laranja Pêra e Serra d’água. São 14 hectares em produção. Um pouco menos do que o pomar de tangerina, que chega a 19 hectares. “O gosto pela atividade veio de família. A região é muito boa para a citricultura”, diz.

O produtor recebe orientação técnica da Emater-MG. “A empresa traz alternativas para as dificuldades que encontramos no dia a dia”. A produção de laranja do Sítio Novo é comercializada na unidade da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já a tangerina é vendida para São Paulo, Rio de Janeiro e região Nordeste. “Para mim, aqui na região, a citricultura é melhor do que a pecuária. Apesar das variações da cultura, dá um bom retorno”, destaca José de Amorim.

Para garantir a qualidade das tangerinas produzidas em sua propriedade, ele conta com a orientação da Emater-MG. “A adaptação da tangerina Ponkan aqui na região é muito boa. O clima é mais frio, com boa distribuição de chuvas durante o ano, que permite uma boa produção”, explica o extensionista da Emater-MG, Wagner Fanny.

Orientação

Para quem quer investir na produção de tangerina, o técnico da Emater-MG, Sidney Lacerda, dá uma orientação importante. “A primeira coisa a fazer é comprar mudas de viveiros idôneos. Aqueles que tenham certificado sanitário com relação às doenças da cultura”, lembra.

Outra medida importante é o combate e o controle de pragas e doenças, como o Greening, uma das mais destrutivas doenças dos citros, que chegou ao Brasil em 2004. A bactéria ataca árvores novas, que nem chegam a produzir, e também as adultas, já em produção, que sofrem com a queda prematura de frutos, e definham ao longo do tempo.

“O inseto que transmite essa doença é muito pequeno. O tamanho dele é entre 2 e 3 milímetros. Ele tem uma coloração cinza, com algumas manchas marrons e escuras nas asas. É muito importante monitorar esse inseto com iscas adesivas e fazer uma pulverização quando o índice dessa praga atinge 10% dos brotos vistoriados”, afirma o técnico da Emater-MG, Bruno Brandão.

Limão

Outro destaque é a cultura do limão. De acordo com dados da Seapa, em 2017, a produção mineira foi de 48 mil toneladas, o que representou 3,7% da produção nacional. Naquele ano, o estado ocupou a quarta colocação do ranking brasileiro. A área cultivada foi de 2,7 mil hectares, com produtividade de 18 mil quilos por hectare. O Sul de Minas possui uma das maiores produtividades do estado, com uma produção de 4,5 mil toneladas, que corresponde a 9,3 % da participação nacional, para uma área de 177 hectares.

Os cinco principais municípios produtores de limão são Matias Cardoso, Jaíba, Iturama, Botelhos e Janaúba que, juntos, representam 86,3% da produção estadual. No ano passado, as exportações mineiras alcançaram US$ 1,6 milhão. Os principais países compradores foram Holanda, Reino Unido. Bélgica, Portugal e Emirados Árabes Unidos.

Segundo o coordenador da Emater-MG, Deny Sanábio, os sucos produzidos com frutas cítricas são dos mais consumidos. “Há uma tendência da população em consumir esses tipos de sucos, substituindo outros produtos. Levando em consideração a comercialização da unidade da Ceasa, em Belo Horizonte, os citros são das plantas mais comercializadas. Isto demonstra que a citricultura é uma atividade em potencial para se investir em Minas Gerais”, afirma.

Rural

Mais notícias da Categoria Rural

ABCZ garante melhorias nas demandas técnicas para os associados

ABCZ garante melhorias nas demandas técnicas para os associados

Portal Uberaba 29/05/2023
Unimed Uberaba participa do Encontro de Bons Negócios da Certrim

Unimed Uberaba participa do Encontro de Bons Negócios da Certrim

Portal Uberaba 23/05/2023
Lançado durante a 88ª ExpoZebu, ‘Extrato de Animais’ facilita gestão pecuária

Lançado durante a 88ª ExpoZebu, ‘Extrato de Animais’ facilita gestão pecuária

Portal Uberaba 16/05/2023
Grandes campeões da 88ª ExpoZebu são anunciados no Parque Fernando Costa

Grandes campeões da 88ª ExpoZebu são anunciados no Parque Fernando Costa

Portal Uberaba 10/05/2023
Desfile de touros revela tendências genéticas para raças zebuínas de corte

Desfile de touros revela tendências genéticas para raças zebuínas de corte

Portal Uberaba 10/05/2023
Felipe Curi, da Fazenda Porangaba, vence sorteio de picape após encerramento dos leilões da 88ª ExpoZebu

Felipe Curi, da Fazenda Porangaba, vence sorteio de picape após encerramento dos leilões da 88ª ExpoZebu

Portal Uberaba 10/05/2023