Brasil Terreno Super banner
Minas Gerais recebe Festival Paralímpico
Esporte

Minas Gerais recebe Festival Paralímpico

Minas Gerais recebe Festival Paralímpico

O evento, que está em sua segunda edição, tem como objetivo fomentar o esporte para pessoas com deficiência

Segundo estado com maior número de municípios participantes, Minas Gerais começa a se organizar para receber o Festival Paralímpico, previsto para o dia 21 de setembro deste ano.  Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes. O festival marca o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro, e tem como objetivo estimular a prática de esportes para estudantes com deficiência da rede estadual de ensino.

O número de munícipios sede saltou de três no ano passado (Belo Horizonte, Varginha e Uberlândia) para dez este ano (Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Betim, Contagem, Ipatinga, Lavras, Poços de Caldas, Três Corações, e Uberaba). A programação contará com até três modalidades por sede.

O aumento foi comemorado pelo coordenador do Paradesporto da Subsecretaria de Esportes, Claudio Roberto Coelho. “A adesão dos municípios só foi possível graças ao trabalho de divulgação e mobilização nas escolas do interior, com a parceria da Secretaria de Estado de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino, entidades paradesportivas e gestores municipais”, ressaltou.

“O Estado tem promovido diversas ações e programas, proporcionando o crescimento do esporte adaptado e o consequente aumento do número de atletas e técnicos mineiros medalhistas em jogos Paralímpicos”, afirmou o coordenador.

O festival é uma grande oportunidade de fomentar o esporte para pessoas com deficiência. Maria Laura dos Reis Martins, 17, atleta de tênis de mesa do município de Capitão Andrade, no Vale do Rio Doce, ressalta a importância da prática esportiva na vida das pessoas com deficiência. “Além de propiciar mais saúde e disciplina, a atividade permite também o desenvolvimento da nossa autonomia”, disse.

Próximo passo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fará o levantamento junto aos municípios de quais modalidades estarão no evento e cada cidade-sede deverá apresentar até três modalidades. A seleção dos alunos participantes será feita pela rede estadual de ensino, junto com as entidades paradesportivas em seus respectivos municípios.

Em contrapartida, o CPB disponibilizará camisetas para os alunos, atendimento médico, insumos e certificados para os profissionais voluntários.

Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Educação promove 1ª Corrida CEU das Artes em comemoração aos 12 anos da unidade

Educação promove 1ª Corrida CEU das Artes em comemoração aos 12 anos da unidade

Portal Uberaba 15/07/2026
Equipe Uirapuru/Cemea é destaque em campeonato

Equipe Uirapuru/Cemea é destaque em campeonato

Rose Dutra 12/07/2026
Fit Uirapuru promove workshop com campeão de jiu-jitsu

Fit Uirapuru promove workshop com campeão de jiu-jitsu

Rose Dutra 12/07/2026
Uirapuru abre inscrições para Copa dos Boleiros

Uirapuru abre inscrições para Copa dos Boleiros

Rose Dutra 18/06/2026
Jaguara recebe Copa HRT

Jaguara recebe Copa HRT

Rose Dutra 16/06/2026
Peão de Uberaba vence etapa do campeonato de montarias realizada na Expozebu Rodeo Shows

Peão de Uberaba vence etapa do campeonato de montarias realizada na Expozebu Rodeo Shows

Portal Uberaba 26/04/2026