Projeto Amigo do Meio, da Escola Municipal Santa Maria, é aprovado pela ONU 
Cidade

Projeto Amigo do Meio, da Escola Municipal Santa Maria, é aprovado pela ONU

Projeto Amigo do Meio, da Escola Municipal Santa Maria, é aprovado pela ONU 

Proposta é de funcionário público federal egresso da rede municipal de ensino

O Projeto Amigo do Meio, desenvolvido na Escola Municipal Santa Maria, em Uberaba (MG), foi aprovado para compor um circuito de divulgação de eventos da Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 16 de outubro foi o marco para o lançamento mundial do projeto, que envolve os alunos dos Grupos de Liderança da Rede Municipal. O projeto é fruto de pesquisa-participante de doutorado do uberabense Ricardo Almeida, gestor de pessoas e inovação tecnológica e doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e ex- aluno da Escola Municipal Santa Maria.

Uma das ações do projeto foi selecionada pela ONU, como conta Ricardo. “Refere-se ao ciclo de palestras para mobilização da escola sobre as práticas socioambientais que desenvolvemos desde 2017. Criamos um vídeo como ferramenta de comunicação no qual os alunos são os protagonistas”, diz. O vídeo estará disponível na próxima semana.

A aprovação foi do ONU-HABITAT para fazer parte do Circuito Urbano 2018, destacando iniciativas brasileiras que dialogam sobre temas relevantes para o meio ambiente, este ano com enfoque na gestão de resíduos e cidades resilientes. “Hoje fizemos o lançamento do vídeo com os grupos de liderança e depois faremos palestras com as turmas da escola, convidados e pais”, comenta. A programação na escola segue até 30 de novembro, sempre as quartas e quintas-feiras.

Valéria Salgado, diretora da Escola, considera uma grande oportunidade de mostrar o protagonismo na prática aos alunos, já que o projeto, desenvolvido por eles, teve reconhecimento internacional.

Amigo do Meio – O projeto é realizado na comunidade do bairro Santa Marta e, na Escola Municipal Santa Maria ganhou repercussão com educação ambiental e depois a prática na elaboração de ações como sinalização da escola em relação ao meio ambiente, coleta seletiva, economia de energia elétrica e fabricação de bolsas a partir de lona de banners publicitários. Com o mesmo material foi elaborada também a horta criativa. “Fizemos tudo com sustentabilidade, usando os recursos que encontramos ao nosso alcance”, explica Ricardo.

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Shopping Uberaba programa atrações imperdíveis para outubro

Shopping Uberaba programa atrações imperdíveis para outubro

Rose Dutra 08/10/2026
Desfile Kids no Shopping Uberaba  mostra tendências primavera/verão

Desfile Kids no Shopping Uberaba mostra tendências primavera/verão

Rose Dutra 29/09/2026
Shopping Uberaba reforça gastronomia com Outback  Steakhouse

Shopping Uberaba reforça gastronomia com Outback Steakhouse

Rose Dutra 22/09/2026
Shopping Uberaba recebe Sunset Kids  com os bonecos Maria Clara & JP

Shopping Uberaba recebe Sunset Kids com os bonecos Maria Clara & JP

Rose Dutra 16/09/2026
Shopping Uberaba participa do Circuito Jazz e traz show para  Praça de Alimentação

Shopping Uberaba participa do Circuito Jazz e traz show para Praça de Alimentação

Rose Dutra 08/09/2026
Sorveteria da Mel lota estacionamento do Shopping Uberaba

Sorveteria da Mel lota estacionamento do Shopping Uberaba

Rose Dutra 31/08/2026