Startup de Uberaba é a única empresa brasileira selecionada em programa do Vale do Silício
Empresarial

Startup de Uberaba é a única empresa brasileira selecionada em programa do Vale do Silício

Startup de Uberaba é a única empresa brasileira selecionada em programa do Vale do Silício

A startup Grão Direto, de Uberaba, criadora de uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos, foi selecionada pelo Blackbox para um programa no Vale do Silício, em São Francisco – EUA. Foi a única empresa brasileira selecionada para esta edição do programa, e ainda a única do segmento do agronegócio.

Blackbox Connect é um programa de imersão no Vale do Silício, altamente competitivo e que, nesta edição, selecionou 12 empreendedores de todo o mundo, tendo representantes da África do Sul, Austrália, Brasil, Camarões, Canadá, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Índia, Irlanda, Peru, Polônia e Reino Unido, representando uma ampla variedade de setores de alto crescimento.

O prefeito Paulo Piau também comemorou a notícia, destacando o que ela representa para Uberaba. “A nova economia exige infraestrutura e planejamento, mas Inovação hoje é fundamental. Nesse sentido Uberaba sai a frente com o Parque Tecnológico ativo há 30 anos, que hoje atinge sua maturidade e consolidação. A conjugação de esforços das universidades e institutos de pesquisa canalizando positivamente o incentivo à inovação, ciência e tecnologia. E o resultado é que Uberaba é a 6ª cidade brasileira em produção de Startups, envolvendo as capitais, o que é maravilhoso. Os cidadãos precisam observar isso com profundidade para ter orgulho da sua cidade”.

De acordo com o CEO da Grão Direto, Alexandre Borges, a seleção para o Blackbox Connect representa, antes de mais nada, um reconhecimento da força do agronegócio brasileiro. “O mundo todo já sabe da importância do Brasil no cenário agrícola mundial e agora este reconhecimento também está acontecendo para as empresas brasileiras de tecnologia que atuam no agronegócio. Em segundo lugar acredito que há o reconhecimento do trabalho que a própria Grão Direto vem desenvolvendo. Afinal, além de selecionados para o programa também fomos contemplados com uma bolsa integral patrocinada pelo Google for Startups. Este grande desafio de tornar a comercialização de commodities mais eficiente e moderna tem atraído bastante atenção e a Grão Direto tem buscado, junto com os produtores rurais, corretores e as empresas compradoras avançar nesta sentido”.

Sobre a participação no Blackbox Connect, Alexandre destaca que será uma grande oportunidade para interagir profundamente com outras empresas de alto crescimento de diferentes países e setores e que se encontram em um momento semelhante ao nosso. “Esta troca de conhecimento em nível mundial tem muito a agregar, pois muitos desafios são comuns e disso podem surgir insights, parcerias e muito aprendizado. Além disso, o programa prevê uma forte interação com todo o ecossistema das grandes empresas e profissionais do Vale do Silício, que é onde estão as principais empresas de tecnologia e inovação do mundo. O programa propõe esta verdadeira imersão, não apenas de conhecimento, mas também da cultura e valores que tornam o Vale do Silício um local tão especial”.

O CEO explica que no caso da Grão Direto, por terem investidores com perfil e mentalidade global como a Bayer, Canary e os fundadores da OPENVC, já havia acesso a contatos na região, porém o programa faz isto de forma mais intensa e acaba por ampliar a rede de relacionamento tanto no Vale quanto em outros países. “Por fim, vale destacar que o Blackbox também estimula bastante que os participantes ajudem a espalhar esta mentalidade empreendedora e inovadora do Vale do Silício em suas próprias comunidades e ecossistemas” salienta Alexandre Borges.

Incentivo – A gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, avalia que o destaque da Grão Direto é um importante incentivo para que jovens empreendedores acreditem no potencial de ideias inovadoras. “Uberaba já é referência em Inovação no agronegócio em diversas áreas, com destaque para a genética zebuína. E agora, com as universidades e centros de pesquisa investindo no fomento da cultura empreendedora, vemos o grande incentivo para que seus alunos e professores pesquisadores transformem ideias em negócios, como fez a Grão Direto”.

Raquel acredita que, com o crescente incentivo, surjam a cada dia mais nas instituições. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem feito esforços para facilitar o surgimento e a permanência dessas empresas na nossa cidade, para que elas inspirem outros jovens empreendedores a buscarem soluções e consolidarem seus projetos”.

Evolução ao mercado – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes avalia que as empresas estão cada vez mais andando de mãos dadas com as inovações tecnológicas e soluções inteligentes. “Não só o segmento do Agronegócio, mas todas as vertentes de negócios precisam de ideias inovadoras para que a empresa de desenvolva na mesma velocidade das novidades tecnológicas. Isso significa mais investimento, por exemplo, em Startups, pois elas são responsáveis por colocar em prática ideias inovadoras. Esse é o caso da Grão Direto, que vem com soluções inteligentes para a logística de distribuição de grãos”.

José Renato lembra que Uberaba ocupa a 49ª posição no ranking das 100 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para se investir em negócios, segundo o estudo da consultoria Urban System, exclusivo para a Revista Exame publicado na última semana. No contexto do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a cidade lidera. “Isso reforça todo nosso potencial para que novas ideias inovadoras se fortaleçam no município. Também vai ao encontro do potencial em logística e a localização estratégica de Uberaba no território nacional. Temos a VLi, a ZPE em concretização, e ainda o grande projeto da Intervales, que tem atraído atenção nacional e internacional. Por isso temos certeza de que Uberaba é a cidade certa para novos investimentos, e terreno fértil para que as Startups alcancem grande reconhecimento”, enfatiza o secretário.

Sobre – A Grão Direto foi fundada em 2016, em Uberaba (MG), com o objetivo de digitalizar a cadeia de commodities agrícolas, ajudando produtores rurais e compradores a comercializarem de modo mais eficiente, seguro, moderno e gerando muito mais integração para todo o mercado. A Grão Direto foi vencedora do programa de aceleração da Startup Farm, finalista do Inovativa Brasil e é uma das startups associadas à ESALQTEC. Além de apoiar a comercialização, a empresa disponibiliza informações exclusivas do mercado físico de grãos, relatórios personalizados, notícias e também ações de marketing. O time de fundadores da Grão Direto é composto por quatro sócios com excelência acadêmica (FGV, USP, UNICAMP e FAZU), vivência internacional e experiência em segmentos-chave para o negócio: agro, tecnologia, gestão e empreendedorismo.

Em maio foi anunciado que a divisão global de ventures da Monsanto, a Monsanto Growth Ventures (MGV), juntamente com o Canary e os criadores do fundo OpenVC, investiram mais de R$ 2,3 milhões no desenvolvimento e crescimento da Grão Direto. Esta é a primeira vez que uma startup brasileira recebeu investimentos diretos da MGV, que vem investindo em startups desde 2011.

Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para estágio afirmativo

Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para estágio afirmativo

Portal Uberaba 02/02/2024
Shopping Uberaba cria vagas para famílias com autistas

Shopping Uberaba cria vagas para famílias com autistas

Portal Uberaba 15/12/2023
Mundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos

Mundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos

Portal Uberaba 08/11/2022
Bibi investe em transformação digital e eleva vendas em 30%

Bibi investe em transformação digital e eleva vendas em 30%

Laura Sousa 09/08/2022
ABCZ e PMGZ são temas de palestra em evento da Genex

ABCZ e PMGZ são temas de palestra em evento da Genex

Portal Uberaba 21/07/2022
Elisa busca investidores para área da planta de amônia na Invest Minas

Elisa busca investidores para área da planta de amônia na Invest Minas

Portal Uberaba 21/07/2022