Uberaba passa a ter seu próprio  Complexo Regulador de Saúde
Saúde

Uberaba passa a ter seu próprio Complexo Regulador de Saúde

Uberaba passa a ter seu próprio Complexo Regulador de Saúde

O prefeito Paulo Piau instituiu na noite da última terça-feira (24) o Complexo Regulador Municipal da Secretaria Municipal da Saúde de Uberaba. A medida serve para estabelecer governança pública sobre o acesso aos leitos hospitalares do SUS, em caráter eletivo ou de urgência, bem como as consultas ambulatoriais. A intenção é garantir a organização e o ordenamento do acesso da população de Uberaba e referenciada, conforme Programação Pactuada Integrada – PPI.

A coordenação do Complexo deverá ser confiada a servidor efetivo, preferencialmente da carreira de analista em regulação, auditoria e fiscalização de saúde. A Regulação estará subordinada diretamente ao secretário Municipal da Saúde e terá um Núcleo Interno de Regulação – NIR-Leitos; Núcleo de Acesso, Acompanhamento e Qualidade Hospitalar – NAAQH; Central de Regulação Médica; Central de Gestão de Agendamento Eletrônico; e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU.

Entre as atribuições do Complexo Regulador Municipal estão o monitoramento da oferta diária de leitos para internações, conforme censo hospitalar e priorização técnica das Unidades de Pronto Atendimento; bem como do quantitativo diário de autorização de internações realizadas por estabelecimento de saúde conveniado. Cabe ao órgão, também, fomentar o aprimoramento técnico relacionado com internações hospitalares em cada estabelecimento de saúde conveniado; gerir os dados processados em relação às internações e consultas dentro de Uberaba; e propor o desenvolvimento de políticas públicas de melhoria do acesso sistêmico a procedimentos, consultas e internações Além disso, deve prestar  informações que sustentem tomadas de decisões no planejamento de distribuição de leitos, especialidades e demais aspectos relacionados a internações; monitorar a execução dos contratos/convênios e executar a regulação médica no processo assistencial.

O Núcleo Interno de Regulação – NIR- Leitos, será constituído de equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fiscal da vigilância sanitária, analista de direito e auxiliares administrativos, focado na melhoria da regulação e ampliação do acesso às ações e serviços de saúde.

O Núcleo de Acesso, Acompanhamento e Qualidade Hospitalar será composto por profissionais da área de enfermagem, analistas de direito e servidores da área administrativa, a qual as Comissões de Acompanhamento da Contratualização e Comissões Temáticas integram. Tais Comissões instituídas pela Secretaria de Saúde são responsáveis pelo acompanhamento e elaboração, em conjunto com os demais setores técnicos, dos Planos Operativos e demais instrumentos congêneres.

A Central de Regulação Médica será composta por médicos reguladores, enfermeiros, auxiliares administrativos e outros servidores, conforme necessidade operacional para articular entre unidades de urgência e de internação; fazer a avaliação técnica dos laudos de autorização de internação (AIH); acompanhar o fluxo das solicitações de internações eletivas até a sua concretização ou seu cancelamento, bem como as cotas de AIH, por clínica das macrorregiões, garantindo assistência e o cumprimento do pactuado na PPI.

A Central de Gestão de Agendamento Eletrônico, coordenada pelo chefe do Departamento de Gestão de Agendamento Eletrônico, tem entre outras funções a de gerir oferta e demanda de vagas e controlar a oferta de vagas disponibilizadas pelas unidades de saúde e prestadores SUS, bem como promover ações para redução da fila e tempo de espera dos usuários.

O SAMU, sob coordenação preferencialmente de servidor efetivo da Prefeitura funciona como instância operacional onde se processa a função reguladora, em casos de urgências, quando demandado pela Coordenação do Complexo Regulador Municipal. Além de suas atribuições específicas (192) também fica afeto a ele a pactuação e ações conjuntas com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, os Departamentos de Trânsito, as Concessionárias de Rodovias, as Empresas Privadas de Transporte e Atendimento de Urgência, entre outros. E também participa da formulação dos Planos de Saúde, de Atenção Integral às Urgências e de Atenção a Eventos com Múltiplas Vítimas e Desastres, do município ou região, fornecendo dados epidemiológicos, contextualizando os agravos atendidos e identificando os fatores facilitadores e de estrangulamento das ações.

Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Governo de SP regulamenta fornecimento de cannabis medicinal pelo SUS

Governo de SP regulamenta fornecimento de cannabis medicinal pelo SUS

Portal Uberaba 26/12/2023
Comissão de Ética do Hospital Unimed cria canal para recebimento de demandas e denúncias

Comissão de Ética do Hospital Unimed cria canal para recebimento de demandas e denúncias

Portal Uberaba 26/05/2023
Unimed Uberaba tem programa preventivo para beneficiários

Unimed Uberaba tem programa preventivo para beneficiários

Portal Uberaba 26/05/2023
Pediatra alerta sobre cuidados com crianças no frio

Pediatra alerta sobre cuidados com crianças no frio

Portal Uberaba 26/05/2023
Cliente Unimed tem atendimento exclusivo para seus filhos

Cliente Unimed tem atendimento exclusivo para seus filhos

Portal Uberaba 25/05/2023
Ouvidoria garante aperfeiçoamento dos trabalhos da Unimed Uberaba

Ouvidoria garante aperfeiçoamento dos trabalhos da Unimed Uberaba

Portal Uberaba 22/05/2023