Uberaba recebe blitz de fiscalização do Crea-MG
Cidade

Uberaba recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Uberaba recebe blitz de fiscalização do Crea-MG

Cerca de 300 obras e serviços em condomínios verticais de Uberaba serão fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) até o fim desta semana. A blitz, iniciada ontem10 de fevereiro, vai contar com uma equipe formada por 12 fiscais e será realizada até o dia 14 do mesmo mês. O objetivo é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pela Inspetoria de Uberaba.

Durante a blitz, os fiscais vão verificar a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. O inspetor-chefe do Crea-MG de Uberaba, engenheiro eletricista e segurança do trabalho Cláudio Antônio de Oliveira, explica que a motivação da fiscalização em condomínios verticais surgiu da preocupação de alguns edifícios na cidade apresentarem uma vida útil já avançada. “Decidimos tomar esse foco para conscientizar o quanto é necessário realizar inspeção predial. Na ação, vamos verificar as documentações referentes à manutenção e aos equipamentos de uso comunitário”, detalha o inspetor. Segundo ele, a fiscalização também será direcionada para obras. “Recebemos muitas denúncias de obras que estão sendo executadas sem profissional habilitado, isso é um risco para a sociedade, pois não há um acompanhamento técnico dos serviços. A fiscalização vai coibir esse tipo de ação”, afirma.

 As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que a adoção desse modelo, executado já há dois anos, potencializa as fiscalizações do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia, da agronomia e das geociências sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

 Balanço

Na última blitz em Uberaba, realizada em junho do ano passado, foram verificados 242 empreendimentos na cidade e expedidos 111 autos de infração. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na condução de obras e de registro de empresa. Em 2019, foram realizadas 76 blitze em todas as regiões do estado, com ações de fiscalização em obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício e atividade profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Cinemais Shopping Uberaba inaugura mais uma sala VIP com grandes clássicos

Cinemais Shopping Uberaba inaugura mais uma sala VIP com grandes clássicos

Rose Dutra 11/04/2026
Shopping Uberaba promove Clubinho com foco no teatro

Shopping Uberaba promove Clubinho com foco no teatro

Rose Dutra 11/04/2026
Cinemais Shopping Uberaba exibe lançamentos 

Cinemais Shopping Uberaba exibe lançamentos

Rose Dutra 08/04/2026
Shopping Uberaba promove Caça aos Ovos de Páscoa

Shopping Uberaba promove Caça aos Ovos de Páscoa

Rose Dutra 25/03/2026
Outback Steakhouse chega ao Shopping Uberaba

Outback Steakhouse chega ao Shopping Uberaba

Rose Dutra 20/03/2026
Shopping Uberaba recebe Parque da Mônica

Shopping Uberaba recebe Parque da Mônica

Rose Dutra 20/03/2026