Comando da PM vai ao Plenário da Câmara falar sobre segurança pública
Política

Comando da PM vai ao Plenário da Câmara falar sobre segurança pública

Comando da PM vai ao Plenário da Câmara falar sobre segurança pública

O  tema segurança Pública tomou conta do Plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (08). Participaram da sessão os principais comandantes da Polícia Militar na cidade, atendendo a um convite do vereador Cleomar Marcos de Oliveira “Cleomar Barbeirinho” (PHS).

Estavam presentes o comandante da 5ª RPM, coronel Lupércio Peres Dalvas, o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Ronan Muniz, o comandante do 67º BPM, tenente-Coronel Breno de Souza Reis, e o comandante da Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, major Ismael Campos .

O coronel Lupércio agradeceu ao vereador Cleomar e comentou que já havia recebido convites de outros parlamentares. Ele contou que chegou a cidade há 11 meses e avaliou que o diferencial de Uberaba é o povo. “O povo daqui é extremamente acolhedor, estou me sentindo em casa”, afirmou.

Segundo o militar, os números sempre solicitados servem para verificar se os trabalhos estão indo no caminho correto. “É um fator balizador”, explicou. O coronel lembrou que são mais 30 cidades sob a responsabilidade da 5ª RPM, sendo que toda a região tem registrado uma diminuição dos crimes violentos. “No ano passado houve uma redução de 40% destes crimes, mas entendo que se houver apenas um único crime, já desperta a preocupação da polícia”, acrescentou.

De acordo com Lupércio, o comando está construindo projetos concentrados na região. Ele destacou a importância de que todas as cidades estejam engrenadas na questão da segurança pública, assim como a importância das políticas públicas e também da parte privada. “A segurança pública é um dever do Estado, mas também um direito e responsabilidade de todos”, afirmou o coronel.

Para o policial, as reduções nos índices de criminalidade são frutos de um processo na sociedade, uma construção a várias mãos. Ele lembrou que recentemente participou de uma reunião com os vereadores e uma das preocupações levantadas foi com os furtos e roubos de veículos.

O comandante disse que foi providenciado o fortalecimento das fiscalizações de trânsito, através das blitz, para coibir estas modalidades de crimes, que têm diminuído, mas a intenção é de intensificar ainda mais.

Um dos projetos do responsável pela 5ª RPM é trazer para a cidade as bases de segurança, que ocupam pontos essenciais. Em Belo Horizonte existem atualmente 84 pontos. Segundo o coronel, o governo fez a promessa de enviar as bases e estão providenciando toda a engenharia necessária para colocá-las em funcionamento.

A Polícia Militar também aguarda a liberação da verba necessária para a digitalização da rede. A corporação já conseguiu R$ 400 mil através de um TAC com o Ministério Público e que será utilizada com esta finalidade. Lupércio destacou a importância deste investimento, uma vez que marginais copiam a rede da PM e antecipam ou acompanham a ação policial pelo rádio. “Informação é tudo”, disse ele.

Outro apoio muito importante para a ação policial na atualidade é o chamado Sistema de Câmeras Inteligentes OCR. O policial explicou que os equipamentos contam com um reconhecimento óptico de caracteres, que lê placas, identificando na hora se veículos são produtos de furto ou roubo. Pensando em melhorar este serviço, a PM está fazendo uma parceria com o Conselho de Segurança Rural (Conser), pensando na melhoria da segurança na área rural.

Ainda falando em câmeras, o coronel lembrou que a tecnologia de hoje já permite que as imagens de câmeras instaladas por um estabelecimento comercial sejam compartilhadas, tornando ainda mais abrangente o trabalho da polícia.

Lupércio destacou, ainda, a importância do trabalho de inteligência, através do Gaeco. Ele defendeu, também, a necessidade de discutir a questão da reincidência. “Não é possível fazer 30, 40, 50 prisões do mesmo indivíduo e ele continuar solto, isto precisa ser discutido, não apenas no Município, nas no Estado e no País”, defendeu o militar.

De acordo com o coronel, a sociedade precisa e clama por mudanças, sendo que a PM vai estar cada vez mais empenhada na busca pela paz social. Ele também fez questão de lembrar a importância das redes montadas e da mobilização da sociedade, através da Rede de Vizinhos Protegidos, Rede de Comerciantes Protegidos e Rede de Propriedades Rurais Protegidas.

O presidente Luiz Dutra (MDB) aproveitou para pedir o auxílio do comandante para levar uma proposta ao Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O vereador explicou que uma audiência será marcada com o objetivo de pedir a instalação de uma Central de Inteligência na cidade, para monitorar a criminalidade.

Todos os vereadores se manifestaram, demonstrando preocupação com as questões da segurança pública. O vereador Samuel Pereira (PR) falou sobre a segurança nos terminais de ônibus, enquanto Alan Carlos da Silva (PEN) relembrou o roubo da Rodoban e os reflexos da ação da quadrilha na cidade.

O vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD) elogiou a postura do coronel. “Respeitando os antecessores, eu nunca vi um comandante tão operacional quanto o coronel Peres, eu vejo a credibilidade e o respeito da tropa”, afirmou.

“Marão” falou, ainda, sobre a necessidade de atualizar o Olho Vivo e defendeu a implantação das câmeras OCR, que possuem qualidade e tecnologia melhores.

O vereador Rubério dos Santos (MDB) comentou sobre algumas modalidades de crimes, inclusive os cinco roubos registrados em igrejas católicas em um período de 30 dias. Para o vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR), não adianta ninguém se enganar, pois o Estado não tem condições de mandar mais homens, então a saída é o uso da tecnologia.

“Eu vejo o uso de câmeras OCR como um avanço muito grande, pois como as imagens são compartilhadas, não é necessária nenhuma autorização para as imagens serem liberadas”, comentou o vereador Fernando Mendes (PTB).

Franco Cartafina (PHS) criticou o governo de Minas, lembrando que o Estado deve quase R$ 5 bilhões para os municípios, e que não trata a segurança pública como prioridade. O vereador Antônio Ronaldo Amâncio (PTB) lembrou que já trabalhou com menores infratores, envolvidos com os mais diversos tipos de crimes, e se preocupa com a situação atual.

Agnaldo Silva (PSD) agradeceu pelo trabalho que a PM tem realizado na cidade, enquanto “Cleomar Barbeirinho” comentou que o os pedidos da presença da base móvel são constantes nos bairros.

O coronel discorreu sobre todos estes assuntos, lembrando que a base móvel precisa ser lançada de forma estratégica, pois não é possível colocá-la em todos os bairros da cidade. Ele ainda destacou a importância do Olho Vivo, lembrando que a plataforma é digital, o que facilita bastante o trabalho da polícia.

Sobre a reincidência, o coronel explicou que são muitos os marginais de outros estados e de cidades da região. “Aquele que é reincidente é o que mais traz intranqüilidade, 80% dos problemas são gerados por 20% desses indivíduos”, afirmou.

Quanto ao efetivo, Lupércio disse que a corporação sempre precisa de mais policiais, mas ele defende que a quantidade não é qualidade. Segundo o policial, 240 militares se formaram no ano passado e foram distribuídos pela região, sendo que outros 44 vão se formar em junho.

“O material humano tem que ser de qualidade, para que as respostas sejam melhores”, defendeu o comandante. Ele ainda falou sobre a reincidência da prática de crimes entre menores infratores, defendendo que é uma situação que precisa ser mais discutida.

Lupércio disse que a reincidência ainda é maior do que entre os menores de idade, devido à sensação de impunidade. “A maturidade hoje chegou mais cedo, será que o menor de hoje não tem realmente consciência do que está fazendo?”, questionou, lembrando que após os 18 anos a ficha criminal é zerada, e que isto precisa ser repensado.

 

“A Polícia Militar tem investido no material humano e na qualidade, mas precisamos do apoio da sociedade. Segurança pública se constrói todos os dias”, finalizou o comandante.

Política

Mais notícias da Categoria Política

No primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria é sua missão

No primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria é sua missão

Portal Uberaba 31/10/2022
TSE conclui totalização de votos pouco depois da meia-noite

TSE conclui totalização de votos pouco depois da meia-noite

Portal Uberaba 31/10/2022
Eleitor já pode pedir autorização para votar em trânsito

Eleitor já pode pedir autorização para votar em trânsito

Portal Uberaba 27/07/2022
Senado quer ampliar programas sociais em troca da desoneração do ICMS

Senado quer ampliar programas sociais em troca da desoneração do ICMS

Portal Uberaba 23/06/2022
Presidente entra com ação na PGR contra ministro do Supremo

Presidente entra com ação na PGR contra ministro do Supremo

Portal Uberaba 18/05/2022
Caged: Brasil cria 136 mil empregos com carteira assinada em março

Caged: Brasil cria 136 mil empregos com carteira assinada em março

Caio Romano 28/04/2022