A realização é da Fiemg Regional Vale do Rio Grande com a Associação das Empresas dos Distritos Industriais I, II e Parque Empresarial de Uberaba (Assediu), com a Associação das Empresas do Distrito Industrial III de Uberaba (Assedi III) e a Universidade de Uberaba (Uniube). Na solenidade de lançamento do programa, está confirmada a presença do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe e demais autoridades municipais.
A ideia do Programa Economia Circular é identificar oportunidades de negócios coletivos, a partir da análise de produtos e subprodutos nas empresas, favorecendo o reaproveitamento e troca de recursos. Dessa forma, busca-se reduzir custos, desperdícios e aumentar a competitividade das indústrias, além de promover a sustentabilidade. “Vamos mapear as atividades das indústrias da cidade, avaliando o processo produtivo completo, desde o insumo, o processamento em si até o recurso subutilizado. A partir dessas informações coletadas será feito um cruzamento dos tipos de rejeitos e as demandas das empresas, abrindo possibilidades da reutilização”, salienta o analista ambiental da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Hudson Torres.
Uberaba é o segundo município de Minas Gerais a aplicar o conceito de Economia Circular. Já aderiram ao programa 16 indústrias: Sipcam Nichino, Inca, Grupo AEL, Tecnaço, Mac Alumínios, Smurfit Kappa Inpa, Duratex, Ouro Fino, Soma Ambiental, Yara Brasil Fertilizantes, Valmont, Neotech Soluções Ambientais, Fertigran, FMC, Mosaic e Ubyfol. O trabalho de sensibilização continua com a perspectiva de agregar outras empresas. No projeto, alunos da Uniube terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo das indústrias.
“Trabalhamos pela integração, em defesa dos interesses das indústrias, de forma sustentável e qualificada. Essa é uma oportunidade de promover a sinergia entre as indústrias e mais renda para toda a nossa região”, finaliza a presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Elisa Araújo.
O auditório da Fiemg Regional Vale do Rio Grande fica na Praça Frei Eugênio, nº 365 – São Benedito. Para mais informações sobre o Programa Economia Circular, o telefone de contato é (34) 3312-2100.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube