Você sabe o que é engenharia social? Você tem noção do perigo a que todos estamos expostos?
“Engenharia social é o termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.”
A Engenharia Social é uma técnica antiga e muito popular, que poderia ser traduzida, grosso modo, como “enganar pessoas”.
Engenharia Social também pode ser encarada como uma maneira de tirar proveito em benefício próprio, por meio de truques psicológicos, ao manipular a tendência que as pessoas possuem de confiar umas nas outras.
O engenheiro social, manipula as pessoas para que elas revelem informações importantes, ou para que elas façam algo que facilite o trabalho dele.
Tenho certeza que você já teve conhecimento de golpes aplicados por telefone, onde os golpistas se passam por um parente com problemas, empresas ou até mesmo falso sequestradores, existem várias histórias:
- Meu carro está com problemas, estou na estrada, e estou sem dinheiro, tem como depositar para mim o valor do conserto, para que eu possa seguir viagem, chegando em casa eu deposito de volta.
- Você ganhou um prêmio (o qual nem sabia que estava concorrendo), mas para que possa receber precisamos que faça tal ação.
- Estamos com o seu filho aqui e se você não depositar a quantia tal, iremos matar ele.
A uma infinidade de histórias e situações, e todas baseadas na arte de enganar “engenharia social”
O famoso hacker Kevin Mitcnick foi um dos responsáveis pela popularização do termo Engenharia Social. Em seu livro “A arte de enganar”, Mitnick conta que teve o primeiro contato com a técnica aos 12 anos, quando percebeu que os bilhetes usados para as baldeações de ônibus usavam um esquema peculiar de furos em papel, utilizados pelos motoristas para marcar o dia, a hora e o itinerário das viagens.
Kevin demonstrou interesse por aprender mais sobre os furos nos bilhetes e conseguiu uma bela explicação com um motorista que acabara se tornando amigo do rapaz que viria a se tornar um dos hackers mais conhecidos do mundo. Depois disso, com um furador e bilhetes sem uso que ele encontrava nas lixeiras dos terminais de ônibus, Kevin passou a viajar de graça pela Grande Los Angeles.
A pergunta é, como nos defendermos da engenharia social? E quais os maiores perigos enfrentamos na era digital?
Acreditem os maiores perigos que enfrentamos hoje são as redes sociais e os telefones celulares.
Até a forma como você atende o seu telefone pode ser usado contra você, de forma a conseguir informações ou lhe manipular para aplicar um golpe.
Podem me chamar de mal educado ou até mesmo muito desconfiado, mas quando recebo uma ligação que não consta na minha agenda, atendo da seguinte forma:
Alô, e quando me perguntam quem fala eu respondo, com quem você quer falar.
Simples, mas só vou começar um diálogo se realmente a pessoa sabe com quem quer falar.
Nesse momento você deve estar se perguntando, qual o perigo posso correr em utilizar as redes sociais?
- Só faço check in nos lugares onde vou
- Só posto o meu trajeto de treino para meus amigos verem que estou pegando firme
- Só posto minha fotos, estou viajando e não vou deixar de mandar as belas fotos da praia
- Só coloquei minhas informações básicas, pessoais e familiares
Se você entendeu o que é “Engenharia Social”, os exemplos acima são informações que podem ser utilizadas para sequestros, para obter informações para os telefonemas de golpes, e até mesmo para saber que como você está viajando, sua casa está sozinha e propícia a ser saqueada.
As redes sociais quando não utilizadas com cuidado podem trazer problemas e uma exposição negativa, lembre-se, se estiver utilizando o seu perfil de forma pública, você não tem controle sobre quem e para que suas informações estão sendo utilizadas.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube