Continuam em três os casos suspeitos em Uberaba de contaminação por Coronavírus
Saúde

Continuam em três os casos suspeitos em Uberaba de contaminação por Coronavírus

Continuam em três os casos suspeitos em Uberaba de contaminação por Coronavírus

NOTA PARA IMPRENSA

Atualização: 12/03/2020 – 12 horas

Continuam em três os casos suspeitos em Uberaba de contaminação por Coronavírus de pacientes que retornaram à cidade após recentes viagens internacionais.

 As amostras de material (sangue e secreções) já foram encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.

A expectativa é que laudos das testagens sejam conhecidos até esta sexta-feira, haja vista que a partir de hoje as análises passam a ser feitas 100% no Estado, não necessitando, portanto, serem enviadas da Funed para a FioCruz, no Rio de Janeiro.

Enquanto aguarda-se a confirmação ou a exclusão das suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus, os pacientes permanecem orientados a manterem o isolamento domiciliar.

Até o momento Uberaba não teve casos confirmados da Covid-19.

Tão logo haja resultados a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o laudo final das investigações. A Pasta recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que ainda não há confirmação, mas sim casos suspeitos.

Ressalte-se:

Uberaba está preparada, capacitou pessoal e mantém estrutura no Hospital Regional em espaço apropriado e chancelado pela Vigilância Sanitária e seguindo protocolos clínico, epidemiológicos e de gestão do Ministério da Saúde frente ao plano contingencial de combate à transmissão do vírus.

O secretário municipal de Saúde, Iraci de Souza Neto, está elaborando documento com dados e informações técnicas ao Ministério de Saúde. Isto ante manifestação do ministro Luiz Henrique Mandetta acenando para aporte de recursos a UTIs. Uberaba vai pleitear recursos porque a partir do Hospital Regional tem condições e estrutura para abrir 30 novos leitos de terapia intensiva.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são a porta de entrada da Rede para os atendimentos. Esta é a orientação em qualquer situação de risco iminente à saúde da população. Elas estão atendendo normalmente com estrutura e suprimento necessários não só para o Coronavírus, mas para a rotina diária.

Na lista de hospitais que também podem receber casos suspeitos de contaminação pelo Coronavírus em Uberaba estão o das Clínicas/UFTM e Universitário Mário Palmério.

Esta manhã o assunto foi tratado em reunião gerencial  da ABCZ que promove nas próximas semanas a 86ª Expozebu. Será instituído um Grupo Técnico com técnicos e infectologistas da Prefeitura e representantes da ABCZ para aprofundar nas informações  relativas à expectativa de público, notadamente visitantes internacionais e nações de origem.

A intenção é elaborar um planejamento seguro, preservar ao máximo a comunidade com toda retaguarda e  assistência da Rede para preparar e para receber os convidados, os turistas, as pessoas de outros países que vierem  fazer negócios.

Uberaba esta atenta a todos os procedimentos e protocolos.

Importante destacar também que qualquer entrada no Brasil, independente se vir para Uberaba ou não, por aeroportos ou por rodovias, está sendo monitorada. Assim, quem chega do exterior para qualquer evento  no País é monitorado já nos grandes aeroportos.

A Secretaria de Saúde de Uberaba está atenta.O Município trata o assunto com total transparência

Entre as recomendações à população está a prática recorrente de cuidados de higiene pessoal que envolvem lavar as mãos rotineiramente com água e sabão e/ou uso de álcool em gel à 70%; evitar proximidade física com quem tenha tido contato nos últimos dez dias com pessoas que tenham estado em um dos países com surtos do coronavírus; ao tossir proteger boca e nariz com lenço de papel descartável ou cobrir a boca e nariz com o antebraço.

Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Hospital Unimed prepara equipes para Hemodinâmica

Hospital Unimed prepara equipes para Hemodinâmica

Rose Dutra 30/12/2025
AVC – Estudo aponta 15% de aumento em pacientes jovens

AVC – Estudo aponta 15% de aumento em pacientes jovens

Rose Dutra 29/12/2025
Unimed Uberaba ganha Prêmio Líderes

Unimed Uberaba ganha Prêmio Líderes

Rose Dutra 22/12/2025
Unimed Uberaba capacita plantonistas do pronto-socorro pediátrico

Unimed Uberaba capacita plantonistas do pronto-socorro pediátrico

Rose Dutra 20/12/2025
Hospital Unimed ganha destaque em congresso nacional

Hospital Unimed ganha destaque em congresso nacional

Rose Dutra 18/12/2025
Unimed Uberaba ganha Prêmio Líderes

Unimed Uberaba ganha Prêmio Líderes

Rose Dutra 18/12/2025