Foto Divulgação
A Dra. Anna Flávia de Almeida Alves recomenda prevenção primária
e detecção precoce, pois as duas medidas salvam vidas
Quando se fala em câncer, o mais importante é lembrar que prevenção e detecção precoce salvam vidas. Quem afirma é a médica oncologista Dra. Anna Flávia de Almeida Alves, responsável técnica da Clínica de Oncologia da Unimed Uberaba. A prevenção primária, segundo ela, ocorre por meio de medidas para evitar que a doença surja: ter uma alimentação saudável, controle de peso corporal, prática regular de exercícios físicos, vacinação. A especialista ressalta que a vacina HPV, que faz parte do calendário nacional do SUS, inclusive, previne o câncer de colo de útero e o câncer de orofaringe. Acrescenta que há a questão do tabagismo, para a qual é preciso um trabalho de educação em saúde para a mudança de hábito das pessoas e ajudá-las a parar de fumar.
Há, ainda, como meio de prevenção, a detecção precoce, feita por meio de exames. A médica explica que a medida permite um melhor prognóstico, e poder ser submetido a tratamentos menos invasivos, com uma proposta curativa. A mamografia é o exemplo clássico, para detectar lesões precocemente nas mamas, o PSA e toque retal para diagnosticar câncer de próstata, colonoscopia para a prevenção do câncer de intestino, mais o exame preventivo que o ginecologista faz para avaliar câncer de colo de útero. “Temos medidas básicas para prevenir o surgimento e outras para detectar a doença precocemente”, frisa
A especialista garante que está descartada aquela máxima de que câncer significa uma sentença de morte. O momento é de inovação tecnológica na oncologia e de surgimento de novas medicações e com acessibilidade para os pacientes. Há imunoterapia, terapias-alvo, drogas orais, subcutâneas. “A gente vem combinado hoje uma taxa de resposta alta aos tratamentos e poucas toxidades associadas”, revela. Significa que a tolerância do paciente está melhor e muitas vezes até quem esteja com a doença avançada, oncologistas conseguem cronificar a patologia e trazer qualidade de vida para esse paciente.









Facebook
Twitter
Google+
YouTube