PMU inaugura Mini Abatedouro de Aves em São Basílio no sábado 
Cidade

PMU inaugura Mini Abatedouro de Aves em São Basílio no sábado

PMU inaugura Mini Abatedouro de Aves em São Basílio no sábado 

A Prefeitura de Uberaba inaugura neste sábado (15), às 9 horas, na Comunidade de São Basílio, o Mini Abatedouro Municipal de Aves. Estará presente o prefeito Paulo Piau, secretários municipais, o deputado federal Adelmo Carneiro Leão, vereadores e dirigentes dos mais diversos setores do Agronegócio, como IFTM, Fazu, Uniube, Emater, Certrim, Sindicato Rural, Senar, IMA, Epamig e Sagri, dentre outros. O Mini Abatedouro de Aves em operação abaterá inicialmente 150 frangos/dia.

Como faz questão de ressaltar o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, a ideia do empreendimento partiu de técnicos da Sagri no ano de 2013. “Posteriormente viabilizou-se por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Adelmo Carneiro Leão, cujo recurso na ordem de R$400 mil foi depositado na conta da Prefeitura de Uberaba em dezembro de 2016 e, ainda com a contrapartida do município” afirma Saad.

Em junho de 2017 começava a construção do prédio do Mini Abatedouro em área repassada ao município pela Associação dos Produtores de São Basílio. “Concluída em 2018 a unidade constitui-se de quatro cômodos, banheiros e recepção. Na área externa, toda cercada de alambrados, há ainda duas composteiras, uma fossa séptica (para dar maior fluidez aos resíduos) e um poço artesiano, com a devida outorga do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, o IGAM” relata o secretário.

Com a verba destinada ao Mini Abatedouro foi adquirido dois veículos, tipo furgão, todos os equipamentos necessários para o abate e processamento de frangos e  sete freezers para a estocagem da linha de produção.

Prefeitura inaugura sábado Abatedouro de Aves em São Basílio – Foto: Neto Talmeli

De acordo com José Geraldo Celani, diretor de Produção Agropecuária da Sagri e um dos idealizadores do projeto, neste primeiro momento o Mini Abatedouro funcionará em sistema de gestão compartilhada entre PMU e Grupo dos Criadores de Aves, através da Associação de São Basílio. Já capacitados pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Os próprios criadores é que farão o abate, com supervisão de um veterinário contratado e fiscalização de técnicos da Sagri.

Assim que a unidade entrar em operação, ressalta Celani, a expectativa é de um abate inicial de 150 frangos dia. “Só em São Basílio, através de 16 criadores, há um plantel de quase 5 mil aves da raça labelrouge em condição de abate” destaca o diretor, acrescentando que o sonho está concretizado, porém, ainda há muito que fazer. “A partir do momento que a unidade começar a funcionar, vamos trabalhar qualidade do abate, padronização, escala e mercado. A meta é tornar este pioneirismo de Uberaba referência para diversos municípios da nossa região”, conclui Celani.

Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Shopping Uberaba traz turma Bolofofos

Shopping Uberaba traz turma Bolofofos

Rose Dutra 28/12/2025
Shopping Uberaba entrega presentes a crianças carentes

Shopping Uberaba entrega presentes a crianças carentes

Rose Dutra 28/12/2025
Shopping Uberaba lança campanha para presentear crianças carentes

Shopping Uberaba lança campanha para presentear crianças carentes

Rose Dutra 18/12/2025
Shopping Uberaba enche fim de semana de encantamento

Shopping Uberaba enche fim de semana de encantamento

Rose Dutra 13/12/2025
Promoção de Natal do Shopping Uberaba é sucesso

Promoção de Natal do Shopping Uberaba é sucesso

Rose Dutra 13/12/2025
Elisa recebe líderes de entidades para apresentar nova redação do Plano Diretor

Elisa recebe líderes de entidades para apresentar nova redação do Plano Diretor

Portal Uberaba 08/12/2025