A Prefeitura de Uberaba e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) entregam, neste sábado (6), na Ceasa, os kits de irrigação a agricultores familiares do município.
A solenidade está marcada para as 8h, junto à Feira do Produtor, que ocorre todos os sábados na Central de Abastecimento, em Uberaba. A entrega dos kits, de forma simbólica, será feita pela prefeita Elisa Araújo e parceiros do Programa Irriga Minas, como a Secretaria do Agronegócio, Emater e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Ao todo são 30 kits, que foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura por meio de Ação Orçamentária para a Agricultura Irrigada Sustentável, totalizando recursos na ordem de R$35.619,00. Os kits são todos de irrigação por gotejamento, sendo que 15 com mangueiras para alcance de até 1.000 m² e, outros 15, com mangueiras de 500 m². Compõem ainda o kit, uma caixa d’água, com capacidade para mil litros, e conexões necessárias para a instalação.

Foto – Arquivo
Secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron informou que receberão os kits, neste sábado, agricultores familiares das seguintes comunidades rurais: São Basílio, Baixa, Parque do Café, Santa Rosa, Santa Fé, assentamentos Dandara e Tereza do Cedro, chácaras Mariitas e arredores dos bairros Copacabana e Fabrício. Ele destacou que o material facilita muito no manejo das lavouras de hortifrutigranjeiros, reduzindo tempo e até mão de obra. “Com o sistema de irrigação por gotejamento, o agricultor familiar conseguirá ampliar sua produção”, ressaltou.
O secretário adiantou que solicitação para novos kits já foi feita junto ao Programa Irriga Minas, da Seapa, com a expectativa de beneficiar mais agricultores familiares em 2026.
O gerente Regional da Emater, Diego Rezende, destacou que, em todo o estado, 14 mil kits serão entregues até o final deste ano. Ele salientou que esta tecnologia por gotejamento, propicia ao agricultor o uso racional da água, evitando desperdício e garantido produção de alimentos de qualidade. Outro ponto importante, apontou Diego, é que a maioria dos alimentos vai para a merenda escolar, traduzindo em qualidade de vida para alunos e para os integrantes da Agricultura Familiar em Minas.
A lista com os nomes dos agricultores que receberão este lote com os kits foi devidamente aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável. O presidente da instituição, Sérgio Nepomuceno, diz que o kit trará muitos benefícios para o produtor, como, no trato eficiente da lavoura, sobretudo diante da escassez de mão de obra no campo.








Facebook
Twitter
Google+
YouTube