A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Sindicato Rural, lançam na próxima terça-feira, 9, às 8h30, o Programa Uberaba + Genética.
Com a parceria da Alta Genetics do Brasil, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Emater e da Faemg/Senar, o programa visa a melhoria genética do rebanho dos pequenos produtores do município, devendo chegar, futuramente, na transferência de embriões. O lançamento do programa será na sede do Sindicato Rural de Uberaba e, já no dia seguinte, 10 de dezembro, as equipes já estarão a campo.
Secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron informou que o programa é destinado aos pequenos e médios produtores, principalmente o pequeno, com o objetivo de melhorar a atividade pecuária no município, levando tecnologia de ponta até a propriedade para o desenvolvimento célere dos animais. “Vamos começar com inseminação artificial utilizando sêmen, mas já estamos planejando para que, num futuro próximo, façamos também a transferência de embriões”, disse.

Foto – Arquivo
Na prática, o Programa Uberaba + Genética terá uma ação bem ampla. “Utilizando assessoria técnica da Sagri, por meio dos nossos zootecnistas, e da Emater, será feita avaliação e organização de estrutura para que o pequeno produtor tenha condições de receber, em sua propriedade, este importante benefício, como melhoramento de pastagens e forragem para o período da seca. Na sequência, os veterinários do Sindicato Rural entrarão com a inseminação propriamente dita, após cumprimento de protocolo exigido nestes casos”, ressaltou o titular da Sagri.
O secretário acrescentou que a ABCZ e a Girolando fornecerão avançados dados técnicos das raças zebuínas e girolando. Já a Alta, informou, entrará com todo o material necessário e treinamentos. Para participar, basta que o interessado seja pequeno ou médio produtor e tenha matrizes aptas a integrar o Programa Uberaba + Genética. “A princípio, o produtor terá um custo mínimo, mas, posteriormente, com o ingresso do Mais Genética, programa nacional encabeçado pelo deputado federal Emidinho Madeira, ao grupo de parceiros, o melhoramento do rebanho será gratuito”, antecipou Tiveron.








Facebook
Twitter
Google+
YouTube