Analista do Sebrae Minas dá dicas para potencializar vendas de materiais escolares e manter o fluxo nos próximos meses
Início do ano é o período de maior movimento em papelarias e livrarias e representa boa parte do faturamento das empresas do setor. Porém, a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues observa que é possível, com um bom planejamento, manter um alto fluxo de vendas durante os próximos meses. “A principal ação em qualquer segmento é o planejamento. O empresário que está preparado neste momento é justamente aquele que começou a alinhar ações com bastante antecedência”.
A analista afirma que ainda há tempo para se planejar. “É preciso estudar qual o perfil do consumidor, suas necessidades e seu comportamento, e oferecer incentivos e promoções. Outro ponto é investir em ações de marketing digital, não dá pra ficar fora desse nicho”, aconselha. Para isso, deve-se utilizar ferramentas para criar campanhas mais direcionadas. “Tem que organizar o estoque, com especial atenção para as tendências, pois cada ano tem algo diferente, um personagem diferente. Crianças e adolescentes estão atentos a isso”, acrescenta Rodrigues.
Para ela, outro diferencial é ter um relacionamento mais estreito com as escolas, sejam públicas ou privadas. “Isso permite que o estabelecimento tenha acesso à lista de materiais com antecedência, o que facilita a tarefa dos pais. Muitas papelarias, atualmente, oferecem entrega dos materiais na escola, já com o nome do aluno. Essa estratégia é excelente, porque demonstra eficiência e rapidez no atendimento”.
Além disso, a analista destaca a importância do atendimento ao público. “É bom atentar que o fluxo neste período aumenta consideravelmente. É necessário avaliar a necessidade de contratar funcionários para que os clientes não saiam insatisfeitos com demora no atendimento. A decisão de contratação deve ser analisada com muita cautela, considerando a situação financeira do negócio. Também é preciso repor itens nas prateleiras e fazer um controle minucioso do estoque”.
Traçando um bom planejamento
Confira as dicas da analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues:
- Planejar com antecedência é fundamental, para sobrevivência não só neste período, mas durante todo o ano;
- Ficar atento ao estoque e repor prateleiras de maneira ágil, observando as tendências do mercado;
- Investir em marketing digital;
- Traçar todo o perfil de seu público-alvo, mapeando suas necessidades;
- Oferecer incentivos, como o estreitamento de relações com as escolas, a fim de ter acesso à lista de materiais escolares e facilitar a busca por parte dos pais;
- Devido ao fluxo de atendimento grande, considerar a necessidade/possibilidade de aumentar o quadro de funcionários para atender com excelência.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube